O Ministério da Educação (MEC) foi palco de um momento inédito nesta semana, ao receber um documento da Secretaria de Educação de Timbó. Trata-se das Diretrizes de Avaliação da Educação Infantil do Município de Timbó, um material fundamental compilado em um livro entregue diretamente nas mãos da Coordenadora Geral da Educação Infantil do MEC, Rita Coelho.
A entrega ocorreu durante o VIII Encontro Regional Sul – Movimento Interfórum de Educação Infantil, realizado em Florianópolis.
O documento foi entregue pelo Secretário de Educação de Timbó, Alfroh Postai, acompanhado das assessoras da Educação Infantil do município, Denise Klotz e Grazieli Staack Haubricht, das coordenadoras do Núcleo de Apoio Pedagógico da Educação Infantil, Rita Janaína Tristão Lauckiewiche e Tânia Regina Janke Weiss, e do Ph.D. em Educação, Valdir Nogueira, que assessorou a escrita do livro.
O livro das Diretrizes de Avaliação da Educação Infantil foi lançado em março deste ano, em um evento especial no Centro Integrado de Cultura Ingo Germer, em Timbó.
Na ocasião, teve destaque a presença da doutora em Educação Infantil, Angela Luciane Klein, que reside em Málaga, na Espanha, uma referência na área educacional.
O secretário Postai aproveitou o evento de lançamento para expressar sua gratidão aos profissionais engajados na elaboração e produção do livro.
Para o Secretário Postai, o livro representa um marco importante que norteará a rede de ensino em relação à Educação Infantil. Ele enfatiza:
“Este material é um documento educacional para as futuras gerações que, certamente, fará parte da história da Educação de Timbó”.
Registrado no ISBN (Padrão Internacional de Numeração de Livro), o livro das Diretrizes de Avaliação da Educação Infantil é considerado pelo grupo que o organizou como um ato político em defesa das crianças que frequentam a Educação Infantil pelo Sistema Municipal de Ensino.
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Ele sustenta uma concepção de infância, de criança e de aprendizagem que valoriza cada sujeito em sua singularidade.
O livro propõe que avaliar na Educação Infantil está associado a múltiplas dimensões, incluindo a escuta, compreensão e o aprofundamento nas linguagens das crianças. Essas diretrizes servirão como um guia para educadores, pais e responsáveis, oferecendo orientações claras e objetivas sobre como avaliar de maneira construtiva e propositiva cada criança, reconhecendo suas individualidades.
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