A Defesa Civil de Rio do Sul emitiu um alerta para a possibilidade de o nível do rio Itajaí-Açu atingir entre 7,5 e 8,5 metros, devido às chuvas intensas nas últimas 24 horas e à previsão de mais tempestades para este sábado (18).
Com o aumento do nível do rio, comunidades em áreas mais baixas estão sendo mobilizadas para retirar seus pertences e procurar locais seguros.
Os bairros Taboão, Pamplona, Bela Aliança e Santa Rita são os primeiros a serem afetados. A precipitação na região já ultrapassou os 120 milímetros nas últimas 24 horas, e a previsão indica que a chuva continuará forte durante todo o sábado. No domingo, espera-se uma redução significativa no volume de chuvas.
O nível do rio Itajaí-Açu, assim como o das barragens e a cota de inundação por ruas, pode ser acompanhado no site oficial da Defesa Civil de Rio do Sul – clique aqui
Em casos de emergência, a população deve ligar para o telefone 199.
>>LEIA TAMBÉM: Alerta em 5 municípios do RS devido à rachaduras
Ruas Alagadas
Várias ruas dos bairros Fundo Canoas, Barra do Trombudo, Barragem e Canoas já apresentam alagamentos devido à chuva intensa.
Motoristas devem ter atenção redobrada e evitar trafegar por essas áreas.
Interdições
A rua Wenceslau Borini, com acesso pela ponte sobre o ribeirão Ximbica, já está interditada. A Guarda Municipal está monitorando os locais que costumam ficar interditados por conta da elevação do nível do rio e orientando os motoristas para evitar acidentes e transtornos.
A Defesa Civil continua em alerta e pede à população que fique atenta às atualizações e siga as recomendações de segurança.
Sugestão de pauta