Além disso, 49 bolsas de plaquetas foram enviadas ao Estado.
Em um gesto de solidariedade diante da tragédia que assola o Rio Grande do Sul, Santa Catarina ofereceu transporte para concretizar um transplante de medula óssea crucial para um paciente gaúcho.
A operação envolveu a logística da SC Transplantes e o transporte aéreo, com o governador Jorginho Mello supervisionando o início do transporte no hangar do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, em Florianópolis, na última terça-feira, 7 de maio.
O governador destacou a importância dessa colaboração, enfatizando o compromisso em garantir que a medula óssea chegue com segurança, oferecendo esperança de uma nova vida ao paciente receptor.
Um profissional de saúde de São Paulo acompanhou a coleta da medula no exterior e a trouxe para o Brasil em um voo comercial.
A partir do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, a medula foi transportada pela SC Transplantes até o hangar do CBMSC, de onde a aeronave Arcanjo 04 da Secretaria de Estado da Saúde partiu com destino à base aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul.
Do aeroporto de Canoas, a medula foi levada pelo Águia da Polícia Militar de Santa Catarina até o Regimento da Cavalaria do Exército em Porto Alegre, que ficou encarregado de entregá-la ao Hospital das Clínicas, onde está o receptor.
O coordenador Estadual de Transplante SC, Joel de Andrade, explicou que o doador compatível foi encontrado após uma busca internacional, destacando a mobilização do estado para o transporte e o exemplo de solidariedade demonstrado.
• LEIA TAMBÉM: Em Blumenau, Civil prende homem dentro de empresa de transportes por roubo com violência
Além do governador e do coordenador da SC Transplantes, a ação contou com a presença do secretário adjunto de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva, do secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza, e do secretário de Estado da Comunicação, João Paulo Vieira.
Envio de plaquetas para o Rio Grande do Sul
Além do transporte da medula óssea, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) enviou 49 bolsas de plaquetas do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) para o Rio Grande do Sul.
O transporte foi realizado por via terrestre, da unidade regional de Chapecó até o Hemocentro Regional de Passo Fundo (Hemopasso), também na última terça-feira, 7 de maio.
Sugestão de pauta