Até agora, 626 militares, 12 embarcações, 5 helicópteros e 45 viaturas foram empregados.
O Comando Militar do Sul está em ação com o objetivo de prestar apoio a população gaúcha, que enfrenta os impactos devastadores das chuvas torrenciais que atingiram o estado.
Desde a terça-feira, dia 30, 20 organizações militares foram mobilizadas para operações de busca, resgate e transporte de desalojados e ribeirinhos.
O Ministério da Defesa ativou o Comando Operacional Conjunto Taquari II, liderado pelo General de Exército Hertz Pires do Nascimento, integrando Exército, Marinha e Força Aérea.
Até agora, 626 militares, 12 embarcações, 5 helicópteros, 45 viaturas e equipamentos de engenharia foram empregados.
As ações estão em pleno vigor, com militares trabalhando incessantemente no resgate de pessoas ilhadas, distribuição de água, alimentos e donativos, e na recuperação de infraestruturas danificadas. Além disso, montam barracas para triagem de desabrigados e fornecimento de colchões.
Diversos municípios, como São Sebastião do Caí, Bento Gonçalves, Candelária, Santa Cruz do Sul, São Gabriel e General Câmara, estão recebendo apoio em diferentes formas, desde resgates até montagem de redes de telecomunicações e ações preventivas.
O Exército também está engajado na reconstrução da rodovia BR-290, em Eldorado do Sul, e em operações de resgate em áreas como Santa Maria, onde um rebocador especializado foi utilizado para alcançar moradores ilhados.
• LEIA TAMBÉM: Motoboys protestam em frente à prefeitura de Indaial; comerciantes fecham as lojas em apoio
Mesmo no feriado de 1° de maio, dois helicópteros Pantera K2 da Aviação do Exército decolaram de Taubaté (SP) para prestar socorro às vítimas, com uma tripulação de 16 militares equipada com tecnologia avançada de busca e salvamento.
A pronta resposta do Exército, graças à sua operacionalidade e treinamento, tem sido crucial para enfrentar a situação de calamidade com eficácia, demonstrando o compromisso das tropas em servir e proteger a população mesmo sob condições climáticas adversas.
ASSISTA O VÍDEO ⤵️
Sugestão de pauta