A operação não se restringe apenas a Blumenau, ela se estende por todo o estado de Santa Catarina.
Na manhã da última terça-feira (16), a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), deu início à Operação Limpa Pátios em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran-SC).
O objetivo principal da ação é o amassamento de veículos em estado ferroso que estão nos pátios da secretaria, além de combater possíveis focos de proliferação da dengue na região.
Nesta primeira etapa, cerca de 1 mil carros e motos que se encontram em estado ferroso, sem possibilidade de voltar a circular nas ruas e sem utilidade de peças, estão sendo amassados.
A estimativa da prefeitura é que o material resultante pese entre 400 a 500 toneladas de ferro, com previsão de encerramento desta fase em até 30 dias.
O secretário da SMTT, Alexandro Fernandes, ressaltou a importância da ação não apenas para a desobstrução dos pátios, mas também para a saúde pública, ao eliminar possíveis locais de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
“Essa é uma parceria que além de contemplar a saúde pública, evita que o pátio volte a ficar lotado”, explicou.
A segunda etapa da operação envolverá a análise dos veículos apreendidos pela Polícia Civil que estão sob alguma restrição especial, como o Renajud, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
• LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Timbó recebe selo Ouro em transparência pública após avaliação de mais de 8 mil entidades
Após essa avaliação, os veículos estarão aptos para serem leiloados como sucata para peças ou para circulação.
A Operação Limpa Pátios não se restringe apenas a Blumenau, estendendo-se por todo o estado de Santa Catarina.
Até o momento, aproximadamente 15 mil peças, incluindo carros, motos e diversos componentes, foram encaminhadas para reciclagem e destruição, provenientes de 30 municípios catarinenses.
Sugestão de pauta