Começou a funcionar na manhã desta terça-feira, 5, o Centro de Atendimento à Dengue (CAD), montado pela prefeitura de Timbó no Centro Evangélico Cristo Redentor (em frente ao cemitério antigo, no centro da cidade).
Os primeiros pacientes já estão sendo atendidos no local que, por enquanto, conta com três poltronas de hidratação e dez leitos, estrutura que pode ser ampliada de acordo com a demanda.
O CAD possui médico, enfermeiro e técnico de enfermagem. No local, o paciente tem o sangue colhido e enviado ao laboratório, que apresenta o resultado em cerca de duas horas. Nesse tempo, os pacientes recebem hidratação, que é fundamental para evitar o agravamento da dengue.
>LEIA MAIS DE TIMBÓ:
>Quem pode procurar o CAD
As equipes do CAD só vão atender as pessoas que pertencem ao grupo de risco que engloba: maiores de 65 anos, gestantes, lactantes, obesos, hipertensos, diabéticos, portadores de doenças cardiovasculares ou pulmonares graves e outras comorbidades.
Quem não pertence ao grupo de risco deve procurar a unidade de saúde do bairro.
Entre os sintomas mais comuns da dengue estão febre alta, mal estar, dores nos olhos e em alguns casos podem aparecer manchas pelo corpo.
O CAD vai funcionar de segunda a sexta-feira das 7h30 às 16h30, sem fechar para o almoço.
Entrevista com o secretário de saúde abaixo:
Sugestão de pauta