Funcionários de cinco postos de saúde de Timbó participaram nesta sexta-feira de um treinamento no Teatro Municipal sobre a dengue. “O conteúdo engloba o que é a dengue, o momento epistemológico que estamos vivendo, como a doença se manifesta e como é feito o monitoramento e tratamento”, informou a enfermeira Viviana Draeger, articuladora de educação permanente em saúde.
Segundo Viviana, a Saúde do município está em alerta. “A dengue é uma doença que se agrava muito rápido, por isso precisamos que as equipes estejam prontas caso haja um aumento expressivo no número de casos”, afirmou.
Todas as 14 equipes de saúde do município passarão pelo treinamento que continua na semana que vem, na sexta-feira, 8 de março.
>>LEIA TAMBÉM: Aumento de casos de dengue deixa Timbó em alerta; centro especializado começa a funcionar dia 5
Aumento de casos
Em fevereiro do ano passado, o município notificou 15 casos de dengue. Este ano, no mesmo período, o número subiu para 173, sendo 17 confirmados.
O Centro de Atendimento para a Dengue (CAD) que está sendo montado no Centro Evangélico Luterano começa a atender no dia 5 de março, próxima terça-feira.
A princípio, ele contará com 10 leitos e 10 poltronas para hidratação para atender pessoas com sintomas da dengue que pertençam ao grupo de risco (maiores de 65 anos, hipertensos, diabéticos, obesos, asmáticos e portadores de doenças graves).
Quem não pertence ao grupo de risco e apresentar sintomas como febre alta e mal estar deve procurar as unidades de saúde.
Confira a entrevista completa abaixo:
Sugestão de pauta