Começa a funcionar na próxima terça-feira, dia 5 de março, o Centro de Atendimento para a Dengue (CAD) que está sendo montado no Centro Evangélico Luterano, no centro de Timbó.
Segundo o secretário de Saúde do município, Alfredo João Berri, houve uma mudança na data. “Tínhamos marcado para o dia 4, mas nesta data vai haver um evento no Centro. Por isso, tivemos que adiar em um dia”, explicou.
Segundo o secretário, a princípio o CAD vai funcionar de segunda a sexta-feira das 7h30 às 16h30 (sem fechar para o almoço) e terá dez leitos e dez poltronas para hidratação.
“Nada impede que esta estrutura seja ampliada caso necessário”, afirmou.
Timbó registrou no mês de fevereiro 173 casos notificados de dengue, onze vezes mais do que no mesmo período do ano passado, quando 15 casos foram notificados. Um aumento superior a 1.000%. Atualmente, segundo o secretário, 17 casos foram confirmados, sendo que 12 pessoas pegaram a doença em outros municípios.
“Estamos nos antecipando e preparando a estrutura caso aconteça uma explosão no número de casos”, informou.
>>LEIA TAMBÉM: Caça aos livros na páscoa: troque livros por ovos de chocolate em Timbó
Quando procurar o CAD
O CAD vai atender pacientes com sintomas de dengue que pertençam ao grupo de risco que engloba maiores de 65 anos, gestantes e lactantes, hipertensos, diabéticos e portadores de: doenças cardiovasculares graves; doença pulmonar obstrutiva crônica; asma; obesidade; doenças hematológicas crônicas; doença renal crônica; doença ácido péptica; hepatopatias e doenças autoimunes.
As pessoas que não pertencem ao grupo de risco e apresentarem sintomas de dengue deverão procurar as unidades de saúde.
Os sintomas da dengue podem variar de pessoa para pessoa. Os mais comuns são febre alta, mal estar, dor de cabeça e ao movimentar os olhos.
Confira a entrevista completa com o secretário abaixo:
Sugestão de pauta