Nesta segunda-feira, 26, o clima era de tristeza entre os funcionários do restaurante Seu Porco, no centro de Timbó. Em vez do tradicional agito servindo os clientes, foi dia de desmontar e limpar o local. “Vou sentir muitas saudades”, disse Érica da Costa Souza, 23 anos, com os olhos cheios de lágrimas. “Comecei em outra função, mas aqui aprendi a preparar drinks, estava prestes a ter a profissão de bartender na carteira, quando fui avisada do fechamento”, disse.
A decisão de fechar o restaurante foi tomada há seis meses por Richard Ricelle e seus sócios. “É uma decisão estratégica. Seu Porco agora virou uma franquia e precisamos fazer uma reforma na unidade de Blumenau que vai custar meio milhão de reais. Por isso decidimos vender os restaurantes em Timbó e Balneário Camboriú para investir na loja de Blumenau”, explica.
Muitas pessoas questionam se o lugar faliu. Richard diz que não e aponta que o restaurante registrou faturamento entre 2 a 3 milhões milhões por ano. “Tivemos um primeiro ano maravilhoso e um segundo não tão bom, com alguns problemas de mão-de-obra. Atendemos, em média, entre 5 e 6 mil pessoas por mês”, afirmou. E acrescenta: “o que percebemos é que o dono precisa estar perto para que as coisas funcionem sempre bem e como nenhum de nós mora em Timbó, isso pesou na decisão de fechar”.
>>LEIA TAMBÉM: Mato invade calçadas em Timbó e Prefeito se pronuncia
O Seu Porco Timbó tinha 15 funcionários, 2 aceitaram mudar para Blumenau e continuar trabalhando na outra unidade. Um deles é Maurício Damasceno, que há 9 meses gerenciava o restaurante.
“Sou de Blumenau, vim para cá para assumir a função de gerente. Agora, estou voltando para casa”, diz.
O terreno do Seu Porco era alugado. Richard diz que vai vender a estrutura para a dona do terreno e ela deve colocar o imóvel para alugar.
“O lugar aqui é ótimo, amplo, bem estruturado. E a população de Timbó é muito receptiva, tenho certeza que logo terá outro bom negócio aqui”, afirma.
Érica e os colegas vão receber o seguro-desemprego, até conseguirem uma nova colocação no mercado de trabalho. O contato dela para ofertas de trabalho pode ser feito pelo WhatsApp (47) 99701-2016 ou pelo Instagram.
Para quem sentir saudade, o Seu Porco vai continuar de portas abertas em Blumenau na Rua Floriano Peixoto, 55, centro.
Confira abaixo uma entrevista no local com um dos proprietários:
Sugestão de pauta