Nos últimos dias, clientes do Nubank, 4° maior banco brasileiro de acordo com o Banco Central, têm sido alvo de um golpe sofisticado que tem deixado muitos preocupados e atentos.
Golpistas, se passando por funcionários do banco digital, têm enganado pessoas e furtado dinheiro de suas contas.
A abordagem dos criminosos geralmente acontece por meio de ligações telefônicas ou mensagens de texto, nas quais alegam ser representantes do Nubank.
Com técnicas convincentes de engenharia social, solicitam informações confidenciais, como senhas, códigos de acesso e dados pessoais, alegando atualização cadastral, resolução de problemas de segurança e até mesmo reconhecimento de compras.
Como o golpe acontece
Os criminosos enviam um SMS alegando uma tentativa de compra pendente de autorização, o que induz a vítima a ligar para a central indicada na mensagem para cancelar a transação.
Posteriormente, recebe outra mensagem dos criminosos se passando pelo Nubank, alertando sobre movimentação suspeita.
Durante a ligação, o golpista cita informações pessoais da vítima e solicita o número do cartão e o código de segurança.
Em seguida, ele afirma que o cartão tinha sido clonado e precisa ser cancelado. Logo depois, enviam um código pelo whatsapp da vítima para realizar o cancelamento.
O código enviado é uma chave Pix , modelo copia e cola. A falsa central de atendimento, alega que é necessário fazer esse procedimento mas nenhum valor será debitado.
No entanto, a vítima sai no prejuízo, pois o calor de cerca de R$500,00 é debitado da conta da vítima.
Comunicado do Nubank
O Nubank emitiu um comunicado oficial alertando os clientes sobre os métodos dos criminosos, ressaltando que nunca solicita tais informações por telefone ou mensagem.
Além disso, o banco reforça a importância de manter a segurança das informações pessoais.
O banco relata estar colaborando com as autoridades para investigar e coibir essas práticas fraudulentas, além de reforçar suas medidas de segurança para proteger os clientes.
No entanto, para as vítimas do golpe, é essencial entrar em contato imediatamente com o Nubank para relatar a situação.
Para logo depois, realizar os procedimentos para bloquear o acesso não autorizado e recuperar eventuais prejuízos.
Além disso, aconselham comunicar a ocorrência às autoridades policiais para que possam investigar e capturar os responsáveis.
Como evitar cair no golpe
Para evitar cair em golpes, os clientes do Nubank devem estar sempre atentos a tentativas de contato suspeitas.
Verificar sempre os canais oficiais, para confirmar números da Central de Atendimento. Bem como, se há alguma notificação no aplicativo do banco.
Devem evitar também, fornecer informações pessoais ou senhas por meio de ligações telefônicas ou mensagens eletrônicas não solicitadas.
Sugestão de pauta