Cozinha, banheiro e uma pequena sala. Em um imóvel de apenas três cômodos – no bairro dos Imigrantes – funciona hoje a sede do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Timbó.
Existe um projeto para a construção de um novo espaço, mas até sair do papel a equipe continuará no atual local, pequeno e inadequado, onde tudo é improvisado.
A única sala cumpre diversas funções: funciona como descanso, almoxarifado, local para guardar medicamentos e organizar as fichas dos pacientes. Não existe porta, apenas uma divisória.
É possível ver pelas fotos internas – obtidas com exclusividade pelo Misturebas News – que os móveis e objetos se amontoam.
Apesar do ambiente inadequado, a equipe do Samu é unida e cada um faz a sua parte para manter o local o mais organizado possível.
LICITAÇÃO SERÁ SUSPENSA
“Sabemos que a condição do SAMU, que presta um serviço tão importante para a população, é precária e estamos fazendo o possível para resolver”, diz o prefeito de Timbó, Jorge Krüger.
Um projeto orçado em R$1,1 milhão (recurso que virá através de emenda parlamentar estadual) está pronto e a prefeitura abriu licitação para a tomada de preços das empresas interessadas em realizar a obra. Mas, segundo o prefeito, a licitação deve ser suspensa.
“Conseguimos retomar as conversas com o Corpo de Bombeiros, para que a sede do SAMU seja construída no mesmo terreno”, informou.
>>LEIA TAMBÉM
A negociação tinha sido esgotada por negativa do comando da corporação. Jorge Krüger explica que “como houve mudança no comando, estamos tentando novamente chegar a um acordo”. Segundo ele, “ali é o local mais adequado. O heliponto vai servir ao SAMU, aos bombeiros e também para apoio de equipes em caso de desastres”.
Se houver consenso, o atual projeto – que previa a construção na rua Nicarágua – passará por alterações e será preciso novamente buscar a autorização da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
Mesmo voltando quase à estaca zero, o prefeito está otimista e acredita que entregará a obra até o final do mandato, em dezembro de 2024.
SAMU
O Samu, que atende através do número 192, existe há mais de vinte anos no Brasil. Ele foi criado com o objetivo de chegar rápido em situações de urgência e emergência, que possam causar sequelas ou morte.
O atendimento é feito em qualquer lugar que for necessário.
Veja aqui em quais casos acionar o Samu: Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) — Ministério da Saúde.
Sugestão de pauta