Oito mandados de prisão e 22 de busca e apreensão foram cumpridos.
Na manhã desta quarta-feira (24), uma operação conjunta entre o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), o Grupo Especial Anticorrupção (GEAC) e a Polícia Científica foi deflagrada no município de Barra Velha, litoral norte de Santa Catarina. A ação, batizada de ‘Travessia’, resultou na detenção do prefeito local.
O foco da operação é a investigação de crimes relacionados a organização criminosa, corrupção e fraudes em licitações de obras públicas. Oito mandados de prisão e 22 de busca e apreensão foram cumpridos, conforme ordens expedidas pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
As equipes do GAECO e do GEAC iniciaram as diligências na Prefeitura de Barra Velha e em locais vinculados à investigação. O Procedimento Investigatório Criminal (PIC), conduzido pela Subprocuradoria Geral para Assuntos Jurídicos do Ministério Público, teve início em fevereiro de 2023. As suspeitas recaem sobre agentes públicos e empresários envolvidos em atos de corrupção relacionados à execução de obras públicas.
As investigações indicam a suspeita de vantagens indevidas recebidas por agentes públicos dos empresários contratados, através de aditivos em série e medições supervalorizadas.
Os detidos na operação serão encaminhados para audiência de custódia, enquanto a investigação segue em segredo de justiça, conforme determinação legal.
• LEIA TAMBÉM: Prefeito de Timbó Jorge Krüger transmite cargo para seu vice por 14 dias
O GAECO, coordenado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), compreende membros das Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, além de integrantes da Secretaria Estadual da Fazenda, do Corpo de Bombeiros Militar e da Secretaria de Estado de Administração Prisional e Socioeducativa.
Seu objetivo é identificar, prevenir e reprimir organizações criminosas. O GEAC, formado por membros do Ministério Público, atua em investigações e ações judiciais de combate à corrupção em casos de maior gravidade ou complexidade.
Sugestão de pauta
1 comentário
Só falta dizer que partido é esse prefeito .