Há três meses o mineiro Rafael Carlos Miguel, de 34 anos, e a esposa Ariana Cristina de Almeida, 32 anos, deixaram a casa em Gaspar e pegaram a estrada com o filho Enzo, de apenas 2 anos. Foi o início de uma aventura ambiciosa: conhecer os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal.
O curioso é que a família viaja em um Fiat Uno sem ar condicionado, que ganhou o nome de Frederico e no momento está estacionado no Parque Henry Paul, em Timbó.
“Meu sonho era um motorhome, mas como é muito caro, decidi que ia de Uno mesmo”, afirma Rafael.
Rafael, que é marceneiro, fez as adaptações no veículo. O porta-malas virou cozinha com direito a fogão, pia e duas gavetas. De noite, os bancos saem para dar lugar aos colchões, onde dormem os três. Com 1,70 de altura, ele garante que fica confortável.
O Uno viajante tem luzes de led e ventilador para amenizar o calor. “Até agora, Timbó foi a cidade mais quente que passamos”, diz.
O casal carrega uma barraca para tomar banho.
Como a família faz com as despesas?
Rafael contou ao Misturebas News, que faz projetos de marcenaria na internet, por isso consegue trabalhar normalmente mesmo vivendo na estrada. A ideia é passar dois anos viajando. Depois disso, Enzo atingirá a idade escolar e terá que frequentar a escola.
Ariana conta que no início achou a ideia do marido uma grande loucura, mas resolveu encarar e gostou.
“É muito divertido, uma sensação de liberdade muito grande”, conta.
Segundo ela, “em casa, era só televisão e celular, agora o Enzo brinca nos lugares, é um aprendizado muito maior”.
Entrevista completa você confere abaixo:
Sugestão de pauta