Na manhã do dia 12 de dezembro, o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI realizou a 50ª Assembleia Geral Ordinária e a 52ª Assembleia Geral Extraordinária no restaurante Vale das Trutas, em Rodeio.
Na ocasião, Valcir Ferrari, prefeito de Rodeio, foi reeleito presidente do CIMVI por unanimidade.
Hartwig Persuhn, prefeito de Doutor Pedrinho, também foi reeleito como vice-presidente do CIMVI para o próximo ano.
Além disso, os presentes discutiram temas como o Programa de Gestão Ambiental Urbana (PGAU) e a saúde animal.
Estiveram presentes diversos representantes dos municípios consorciados, incluindo prefeitos e vice-prefeitos, como Odenir Deretti, Arrabel Antonieta Lenzi Murara , Arão Josino da Silva, Valmir Zirke, entre outros.
Entre os temas abordados, a gestora Ambiental do CIMVI, Sandra Regina Batista, apresentou o Programa de Gestão Ambiental Urbana (PGAU), destacando seus cinco eixos de abrangência e as ações planejadas para o próximo ano.
Sandra ressaltou a importância do programa para minimizar os impactos ambientais com ações efetivas e preventivas nos municípios consorciados.
Outro destaque foi a apresentação sobre a saúde animal, realizada pela médica veterinária e coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal Consorciado (SIMc) do CIMVI, Luiza Hossain Wollick.
Luiza compartilhou iniciativas que visam melhorar a saúde animal nos municípios consorciados.
“Temos muito trabalho pela frente e algumas iniciativas que pretendem melhorar a saúde animal nos municípios consorciados”, comentou Luiza.
Valcir Ferrari agradece e fala sobre desafios futuros
Ao ser reeleito presidente do CIMVI, Valcir Ferrari expressou sua satisfação em continuar liderando um consórcio modelo com uma equipe eficiente e destacou a continuidade de projetos inovadores.
“Queremos, com essa segunda gestão, dar continuidade aos projetos inovadores que o CIMVI possui, como o de tratamento de resíduos sólidos que está por vir com a implantação da Central de Valorização de Resíduos 2 para o próximo ano”, afirma Ferrari.
Ele acrescenta que são muitos os desafios a serem enfrentados, mas que o perfil inovador que o consórcio possui acaba sempre se destacando.
“Teremos um ano de muito trabalho pela frente, mas a gestão regionalizada do CIMVI nos dá força e representatividade para implementar nossos projetos”, finaliza o presidente reeleito.
Lançamento da campanha “Vale Reciclar”
Durante o evento, foi lançada a nova campanha publicitária do programa “Vale Reciclar” com o slogan “Eu reciclo! Para quem recicla, não existe lixo”.
O diretor executivo do CIMVI, Fernando Tomaselli, explicou que a campanha visa envolver as comunidades dos municípios consorciados na gestão de resíduos sólidos, incentivando a reciclagem.
LEIA TAMBÉM:
Além disso, o CIMVI introduziu os selos “Cidade Consciente”, “Cidade Responsável” e “Cidade Sustentável” como forma de certificar os municípios por suas ações voltadas à gestão de resíduos sólidos.
Esses selos serão concedidos com base em uma pontuação adquirida mediante ao cumprimento de 17 quesitos estabelecidos em regulamento até 31 de março de 2024.
Sugestão de pauta