Rio do Sul, 13 de dezembro – Após as enchentes registradas em novembro, a cidade de Rio do Sul enfrentou um árduo trabalho de recolhimento de entulhos.
Ao todo, mais de cinco mil toneladas de materiais foram retirados das ruas da cidade.
A Secretaria de Obras do município, com o auxílio de mais de 20 cidades de Santa Catarina, empresas privadas e voluntários, dedicou mais de 21 dias ininterruptos para essa tarefa.
O processo de recolhimento dos entulhos foi considerado encerrado em Rio do Sul, abrangendo todos os bairros afetados, com limpezas repetidas em muitas áreas.
A colaboração entre as equipes coordenadas pela Secretaria de Obras foi essencial para lidar com a dimensão do impacto causado pelas enchentes.
O volume de entulhos recolhidos pode aumentar ainda mais, pois não foi contabilizado o material depositado em um terreno no bairro Canoas.
No local ocorre o transbordo dos caminhões que transportam os entulhos dos bairros.
Esse depósito temporário serve como ponto de transferência para cidades com aterros autorizados, como Araquari e Otacílio Costa.
LEIA TAMBÉM:
O secretário de Obras, Charlis Zandonai, destaca o trabalho excepcional das equipes:
“Nossas equipes estão fazendo ainda o pente-fino em algumas ruas, mas no geral, os entulhos já foram todos recolhidos.
Nosso time foi espetacular, trabalhou quase 18h por dia nas últimas três semanas, sem descanso nos finais de semana.
E por isso a gente pede a colaboração da comunidade para que não volte a depositar materiais nas ruas”, explica.
Além disso, ele reforça que o serviço pós-enchente continua, com foco na limpeza das ruas e desobstrução de tubulações para minimizar os danos causados pelas enchentes.
Sugestão de pauta