Pomerode, 6 de dezembro – A 34ª Feira Nacional de Artesanato (FNA) ocorre entre os dias 6 e 10 de dezembro em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Considerada a maior do Brasil e uma das mais representativas da América Latina, a agenda reúne mais de 3,5 mil expositores.
E este ano, entre eles estarão os artesãos da Handgemacht, a loja de artesanatos de Pomerode, representando Santa Catarina.
O grupo participa da feira com o apoio do Sebrae/SC, em um estande próprio, onde serão expostas as peças produzidas para a coleção Lar, lançada no início de novembro.
“A participação na FNA encerra com chave de ouro o ciclo do projeto desenvolvido pelo Sebrae/SC e outros apoiadores locais.
O projeto tem foco no desenvolvimento das atividades dos integrantes da Handgemacht e em empreendedorismo.
Foi um ano cheio de capacitações que renovaram a forma como esse grupo de artesãos encara o próprio trabalho.
Eles tiveram acesso a novos conceitos de negócios, práticas de mercado e diferencial competitivo que vêm valorizar seus produtos.
E terão a oportunidade, pela primeira vez, de participar de um evento tão grandioso como essa feira nacional.
Será mais uma etapa prática daquilo que aprenderam dentro do projeto”, comenta Alice D’Oliveira, analista de negócios do Sebrae/SC.
Por ano, mais de 130 mil pessoas visitam a FNA, que serve tanto de vitrine e comercialização in loco, como também de palco para prospecção de negócios.
“Estar na Feira Nacional de Artesanato significa um salto de produtividade para os artesãos que se empenharam nesse projeto.
Agora, com uma visão do seu trabalho como um negócio, a forma de oferecer os produtos, de vender as peças também ganha uma nova perspectiva.
É uma satisfação muito grande proporcionar essa experiência e levar a cultura da nossa gente para além de Santa Catarina”, afirma Dirce Goede, presidente da Associação de Artesãos de Pomerode.
Coleção exclusiva para a Feira Nacional de Artesanato
Mais de 50 peças compõem o catálogo, que foi elaborado em cima do conceito de lar e baseado nas tradições e cultura da cidade de Pomerode.
Fazem parte da coleção variadas peças como:
- abajures
- quadros
- peças decorativas
- móbiles
- jogos americanos
- panos de prato
- descanso de panelas
- luvas de cozinha
- avental
- cestos e organizadores
- pratos
- boleiras
- xícaras e canecas
- copos
- almofadas
- chaveiros
- puxadores
- porta-guardanapos
- cordões de luz.
As técnicas usadas pelos 20 artesãos participantes do projeto são variadas:
- torno em madeira e pintura Bauernmalerei
- pintura em porcelana
- costura criativa
- técnicas de crochê e bordado
- escultura em resina
- técnicas com meias de seda
- bolachas artesanais.
O catálogo virtual pode ser conferido aqui.
LEIA TAMBÉM:
Além da oportunidade de atuação dos artesãos locais como empreendedores, a participação na Feira Nacional de Artesanato também ressalta o nome de Pomerode como destino turístico.
“A economia criativa desenvolvida por esse grupo é também um atrativo entre tantos que a cidade oferece aos visitantes.
Com um trade estruturado e empreendedores de diversos segmentos engajados em oferecer produtos e serviços como experiências turísticas,
Pomerode chancela sua marca e sua representatividade no cenário catarinense e nacional”, destaca Alice.
Sugestão de pauta