Blumenau, 1 de dezembro – Na sessão ordinária de quinta-feira, 30, o vereador Diego Nasato (NOVO) trouxe à tona uma denúncia a respeito de um reservatório de água sob responsabilidade do Samae Blumenau.
O reservatório, que se encontra em péssimo estado de conservação e em um local sem segurança, está colocando em risco a qualidade da água fornecida à comunidade.
Preocupado com possíveis atos de vandalismo, o vereador optou por não divulgar o endereço do reservatório, temendo que a exposição do local possa levar à contaminação da água.
A estrutura carece de segurança, uma vez que o portão não está trancado, permitindo que qualquer pessoa tenha acesso ao local, que se encontra envolto por mato crescido.
A sensação de abandono é evidente, sugerindo que a estrutura não passa por manutenção há um longo período. Ao chegar ao tanque, a situação é ainda mais preocupante.
A tampa pode ser facilmente aberta por qualquer pessoa, e lá dentro uma escada de ferro totalmente corroída pela ferrugem está em contato direto com a água armazenada. Fica claro que é urgente a realização de uma reforma.
Veja imagens do reservatório de água:
O vereador questionou o motivo pelo qual as caixas d’água públicas estão nessa situação precária, contrastando com a exigência de relatórios de limpeza periódica em condomínios e empresas.
Nasato prometeu cobrar uma solução definitiva junto ao Samae, enfatizando que a qualidade e segurança da água devem ser prioridade.
O vereador também explicou que a denúncia chegou ao seu gabinete por meio de um morador, que buscou auxílio do vereador, já conhecido por fiscalizar outros reservatórios de água em Blumenau.
Segundo relatos de moradores locais, o reservatório em questão não passa por manutenção há, pelo menos, 13 anos.
Vereador denuncia problemas graves em reservatório de água e aponta risco à segurança pública em Blumenau:
LEIA TAMBÉM:
O vereador alertou para o potencial perigo representado por um reservatório de água em tal estado:
“Se existe gente capaz de pular dentro de uma creche e assassinar brutalmente quatro crianças, o que uma pessoa mal intencionada não poderia fazer com acesso ao reservatório de água de uma comunidade?
Nesse reservatório, poderia envenenar milhares de pessoas. Um reservatório de água é um ponto crítico de serviço público. Não pode ter acesso a qualquer um.”
A Câmara Municipal de Blumenau receberá a demanda do vereador Nasato, que busca uma resolução imediata para garantir a segurança e qualidade da água fornecida à comunidade.
Sugestão de pauta