Ele colidiu contra um meio-fio e caiu durante a fuga.
Timbó, 4 de Novembro de 2023 – Na madrugada de hoje, um homem de 19 anos foi preso e teve a moto apreendida após ser flagrado pela Polícia Militar participando de uma corrida ilegal envolvendo cerca de 8 motocicletas em alta velocidade pelas ruas da cidade.
A ação ocorreu por volta de 00h53min, quando a guarnição realizava rondas preventivas na área central de Timbó, na Avenida Getulio Vargas. Os policiais flagraram as motocicletas disputando corridas entre si, colocando em risco a segurança de outros veículos e pedestres ao transitarem em alta velocidade e até mesmo na contramão.
Ao perceberem a presença policial, os participantes do racha tentaram fugir, acessando a rua Blumenau em direção a Indaial. A guarnição perseguiu dois motociclistas que estavam com uma HONDA/CG 125 TITAN (LZO3J**) e uma HONDA/CG 125 TITAN (MBX2E**), os quais além das infrações de trânsito, realizavam manobras perigosas, incluindo deitar sobre o banco das motocicletas para ganhar mais velocidade.
O condutor da HONDA/CG 125 TITAN (LZO3J**), de 19 anos, perdeu velocidade ao se aproximar da rotatória da rua Araponguinhas, colidindo com o meio-fio e caindo, momento em que foi abordado e preso. O outro participante, que conduzia a motocicleta HONDA/CG 125 TITAN (MBX2E**), conseguiu escapar e não foi localizado.
O motociclista detido informou às autoridades que a corrida ilegal fazia parte de uma competição em via pública, conhecida como “racha”, que teve início na Rodovia de acesso à cidade de Rio dos Cedros e que estava retornando para Timbó, mantendo a corrida pelo centro da cidade. Ele também revelou que a organização dessas corridas era feita por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp.
• LEIA TAMBÉM: Expobike 2023 acontece em Timbó, a Capital Nacional do Cicloturismo
Devido à gravidade das infrações de trânsito e à participação em rachas, a motocicleta envolvida na perseguição foi apreendida e encaminhada ao pátio conveniado.
O condutor foi preso com base no Artigo 308 do Código de Trânsito Brasileiro, que prevê pena de até 3 anos de prisão para quem disputa corridas ilegais. O jovem foi levado à delegacia de polícia de Blumenau para as devidas providências legais.
Sugestão de pauta