Vários municípios da região do Médio Vale do Itajaí estão engajando seus moradores em um importante processo de revisão do Plano de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos (PGIRS). Como parte do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), essas comunidades estão realizando oficinas públicas para coletar contribuições da população com o objetivo de aprimorar o planejamento para a gestão de resíduos sólidos urbanos.
O PGIRS é um documento técnico fundamental que define estratégias para quantificar e qualificar os resíduos produzidos em cada município. Além disso, estabelece diretrizes para o armazenamento, transporte, reciclagem, tratamento e disposição final adequada dos resíduos urbanos. Com base na legislação, esse plano deve ser revisado a cada quatro anos, e o CIMVI, em parceria com os 14 municípios consorciados, está empenhado em tornar esse processo mais democrático e inclusivo.
Segundo Sandra Regina Batista, gestora ambiental do CIMVI, a participação ativa dos moradores é essencial. Ela incentiva a comunidade a compartilhar seus problemas, necessidades e sugestões durante as oficinas públicas, enfatizando a importância de contribuir para a elaboração de um documento que orientará a gestão de resíduos nos próximos anos.
>LEIA TAMBÉM:
Até o momento, oficinas públicas já foram realizadas nas cidades de Rodeio, Benedito Novo, Indaial, Guabiruba, Ilhota e Rio dos Cedros. Outros municípios têm planos de realizar suas próprias oficinas até fevereiro de 2024. Além disso, essas discussões estão sendo estendidas às escolas públicas, envolvendo a comunidade estudantil.
Uma maneira adicional para a comunidade participar é preenchendo um questionário de consulta pública online, disponível no link: Questionário de Consulta Pública.
Participar ativamente da revisão do PGIRS é uma oportunidade para os cidadãos demonstrarem seu compromisso com a gestão responsável de resíduos e a preservação do meio ambiente. O CIMVI e os municípios consorciados estão comprometidos em criar um plano sólido que atenda às necessidades da população e promova práticas sustentáveis em toda a região.
Sugestão de pauta