Santa Catarina, 1 de novembro – No mês de outubro, Santa Catarina participou da Operação Virtude, uma ação de combate à violência contra idosos.
A operação foi liderada pela Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP/SC) em parceria com a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
O resultado dessa ação revelou números alarmantes: 317 denúncias foram apuradas, resultando em 34 prisões.
Além disso, duas vítimas foram resgatadas e uma série de medidas de proteção foram adotadas ao longo do mês.
Segundo a Operação Virtude, as 317 denúncias ocorreram em 174 municípios catarinenses, mobilizando 1,7 mil policiais e bombeiros em diversas ações de combate.
Além das prisões, 2,8 mil vistorias e 50 visitas técnicas foram realizadas, resultando em 15 medidas cautelares e 191 medidas protetivas adotadas em favor das vítimas.
A operação também visou à ampliação dos canais de denúncia e à prioridade nos exames periciais para mapear as denúncias e oferecer atendimentos adequados aos idosos.
Dados da Operação Virtude em todo o país
De acordo com os dados da operação, durante o mês de outubro, o país registrou mais de 5 mil denúncias de violência contra idosos, com 11.500 vítimas e mais de 180 pessoas atendidas.
As denúncias incluem diversas formas de violência, como exploração, negligência e discriminação.
A violência contra idosos pode se manifestar de várias maneiras, incluindo violência física, psicológica, institucional, patrimonial e sexual, discriminação, abuso financeiro e negligência.
LEIA TAMBÉM:
A Lei nº 10741 prevê a notificação compulsória pelos serviços de saúde pública e privada nos casos em que a violência seja identificada.
Para denunciar esses casos, os cidadãos podem acionar a Polícia Militar (190) ou o Corpo de Bombeiros Militar (193).
Além disso, as denúncias podem ser feitas através do site da Delegacia Virtual da Polícia Civil e do Disque Denúncia (181).
Sugestão de pauta