Notícias Policial

Operação Repasse: Ação do GAECO e da PRF em SC e no PR resulta em mais de 30 prisões

Clique e saiba mais!
Garanta já o seu!

Nesta terça-feira, 31, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) lançou a Operação Repasse.

A ação conjunta visa desarticular uma quadrilha de estelionatários que atuava em Santa Catarina e no Paraná.

Saiba mais!

Operação Repasse: Ação conjunta em SC e no PR resulta em mais de 30 prisões

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Santa Catarina também está envolvida na operação.

Faça seu orçamento - Clique aqui

A ação policial resultou na execução de 45 mandados de busca e apreensão e 33 mandados de prisão em diversas cidades, incluindo:

  • Joinville
  • Jaraguá do Sul
  • Balneário Camboriú
  • Blumenau
  • Curitiba
  • Pontal do Paraná

Dois mandados de prisão foram cumpridos pela PRF em Santa Catarina, ambos em Joinville.

Operação Repasse: Ação conjunta em SC e no PR resulta em mais de 30 prisões

Além disso, 14 veículos, a maioria deles veículos importados e de luxo, foram alvos das buscas.

A Operação Repasse visa desbaratar a quadrilha que cometeu crimes de estelionato, falsidade ideológica, falsificação de documentos, lavagem de dinheiro e integração em organização criminosa.

Operação Repasse: Ação conjunta em SC e no PR resulta em mais de 30 prisões

A investigação teve início em maio de 2023 na cidade de Ituporanga, após vítimas na região relatarem terem sido lesadas pelos criminosos.

A investigação se intensificou com as provas coletadas, o que levou ao pedido das medidas judiciais e à sua autorização pelo Poder Judiciário.

Operação Repasse: Ação conjunta em SC e no PR resulta em mais de 30 prisões

Os criminosos agiam principalmente por meio de meios virtuais de comunicação, onde enganavam as vítimas ao vender veículos que não existiam, utilizando histórias falsas. As vítimas percebiam o golpe apenas depois de transferirem dinheiro para os estelionatários.

Além disso, foi evidenciado que o grupo se utilizava do sistema bancário e terceiros para dissimular a origem ilícita do dinheiro.

Operação Repasse: Ação conjunta em SC e no PR resulta em mais de 30 prisões

Diversas pessoas eram usadas como “laranjas” para receber e sacar as quantias provenientes dos golpes.

LEIA TAMBÉM:

A quadrilha conseguiu lucrar significativamente com suas atividades, movimentando cerca de 6 milhões de reais em aproximadamente 45 dias.

O nome da operação, “Repasse,” faz referência a um jargão comum em revendas, quando um veículo é oferecido por um preço de “custo” e aceito como parte do pagamento na compra de um veículo novo ou de maior valor.

 

Saiba mais!
CLIQUE PARA ENTRAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo