Dessa vez 20 aves foram apreendidas.
Blumenau, 26 de outubro de 2023 – Na noite da última terça-feira (24), na BR-470, em Blumenau, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma apreensão surpreendente, descobrindo 20 aves silvestres que haviam sido caçadas ilegalmente e estavam sendo transportadas no porta-malas de um automóvel.
As aves, da espécie “Trinca-Ferro”, que são protegidas por lei, foram encontradas em “gaiolas” improvisadas dentro de caixas de sapato, no interior de um veículo Hyundai HB20 com placas de São João Batista.
De acordo com informações da PRF, os indivíduos envolvidos nesse crime são os mesmos que já haviam sido flagrados em três ocorrências semelhantes nos últimos dois meses.
O primeiro caso ocorreu em 28 de agosto, em Blumenau, quando a dupla estava transportando 19 aves. O segundo flagrante aconteceu em 4 de setembro, também em Blumenau, e envolveu o transporte de 21 aves silvestres no porta-malas do veículo. A terceira abordagem ocorreu em 16 de setembro, quando os mesmos homens foram flagrados com 18 aves na BR-470, em Rio do Sul.
As aves silvestres apreendidas foram entregues aos cuidados do Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Blumenau para posterior reintegração à natureza. Os dois homens, ambos com 36 anos de idade e residentes em Itajaí, enfrentarão mais uma vez o Termo Circunstanciado pelo crime de apanhar e transportar espécies da flora silvestre. Esse crime está previsto no artigo 29 da Lei 9.605/98 e é considerado de menor poder ofensivo, sujeito a detenção de seis meses a um ano após a condenação judicial.
• LEIA TAMBÉM: Dono de ferro velho é preso após ser pego com veículo furtado em Indaial
As autoridades reforçam a importância da preservação da fauna e do cumprimento das leis ambientais para proteger espécies ameaçadas como o “Trinca-Ferro” e manter o equilíbrio dos ecossistemas.
Sugestão de pauta