Santa Catarina, 19 de outubro – As intensas chuvas que assolam o estado de Santa Catarina nas últimas duas semanas geraram uma sobrecarga significativa nas equipes do SAMU, principalmente no do Alto Vale do Itajaí.
Desde o início das enchentes, as equipes do SAMU têm trabalhado incansavelmente para prestar assistência às vítimas.
Entre os dias 5 e 15 de outubro, na região do Alto Vale do Itajaí, foram registradas mais de quatro mil ligações para o serviço de emergência 192, com 1.848 ocorrências atendidas nesse período.
Vale ressaltar que esse número de atendimentos pode ser ainda maior, uma vez que o SAMU participa de operações humanitárias que não são necessariamente registradas pelo serviço 192.
Devido às inundações e deslizamentos de terra que afetaram diversos municípios, a assistência e o apoio às vítimas chegam em parte por via aérea.
Cinco helicópteros estiveram à disposição na região e atenderam um total de 224 ocorrências durante esse período.
Dois Arcanjos com serviço de SAMU aeromédico, em colaboração com o Corpo de Bombeiros, responderam a 106 ocorrências.
Além disso, a Polícia Militar contribuiu com o Águia 02, e a Polícia Federal e uma aeronave vinda do Paraná também participaram das operações.
As equipes realizaram mais de 10 horas de voo em dois dias, desempenhando missões de resgate, atendimento clínico, transporte de materiais e suprimentos.
Além disso, as equipes também realizaram o mapeamento de novas áreas onde as pessoas ainda estão sem comunicação.
Para melhorar o tempo de resposta nos municípios afetados e monitorar as previsões meteorológicas, a base de operações do Arcanjo 03 foi instalada em Rio do Sul.
“Estamos trabalhando em conjunto com outras agências governamentais para garantir o acesso da população aos serviços de saúde.
Continuamos com equipes junto ao Centro de Informações de Operações da Defesa Civil , gerenciando e direcionando as equipes do SAMU conforme a necessidade de cada região”, destaca o Superintendente Marcos Antônio Fonseca.
LEIA TAMBÉM:
Além dos resgates em áreas inundadas, as equipes do SAMU realizaram o transporte de grávidas em trabalho de parto, pacientes que sofreram infartos e precisavam ser transferidos para leitos de UTI.
As equipes realizaram também o transporte de pessoas que necessitavam de hemodiálise e quimioterapia.
A ação coordenada dessas equipes tem sido fundamental para prestar assistência às vítimas das enchentes na região.
Sugestão de pauta