O rio atingiu a altura de 8,08 metros às 18h.
O Rio Itajaí-Açu pode vir à atingir uma marca crítica de 10 metros em Blumenau, conforme projeção do AlertaBLU para as 23h deste sábado (7). A cidade enfrenta a ameaça de uma nova enchente.
O AlertaBlu divulgou que o rio atingiu a altura de 8,08 metros às 18h, o que já seria suficiente para configurar uma situação de enchente, considerando a cota de 8 metros como limite. A tendência é que o nível do rio continue a subir durante a noite e a madrugada de domingo (8).
Blumenau já enfrentou inundações recentemente, atingindo a cota de inundação na noite da última quarta-feira (4) e retornando abaixo desse limite somente por volta das 11h de quinta-feira (5). Esse episódio foi considerado o primeiro pico da enchente, de acordo com informações da Defesa Civil de Santa Catarina. Agora, a cidade se prepara para o segundo pico, uma vez que as chuvas retornaram à região na noite de sexta-feira (6), acumulando entre 70 e 90 milímetros no Vale do Itajaí até o início da tarde deste sábado.
As cotas de enchente nas ruas de Blumenau seguem um protocolo estabelecido pela Defesa Civil da cidade, que lida com enchentes recorrentes do Rio Itajaí-Açu, que transborda e inunda áreas residenciais, causando prejuízos aos moradores.
• LEIA TAMBÉM: Alerta para cota de enchente de 7,5m para as próximas horas em Timbó
O município possui áreas históricas de alagamento, sendo a região da 1º de Janeiro, na Itoupava Norte, o primeiro ponto a ficar alagado quando o nível do rio sobe. A Rua São Rafael, próxima da BR-470, é a área mais baixa da cidade, seguida pela Martha Cordeiro e Albert Goll, ambas localizadas no bairro Fortaleza.
A situação segue sendo monitorada de perto pelas autoridades locais.
Confira os dados do nível do rio no AlertaBlu
Sugestão de pauta