O prazo inicial abrange os próximos sete dias.
A juíza da Vara de Execuções Penais, Dra. Claudia Ribas Marinho, tomou uma decisão em meio a preocupações com o risco de alagamento na Penitenciária de Itajaí, conhecida como Canhanduba, localizada no Litoral Norte de Santa Catarina. A autoridade judiciária autorizou a saída temporária antecipada de 253 detentos que cumprem pena no regime semiaberto.
A medida foi anunciada por meio de uma portaria, e seu prazo inicial abrange os próximos sete dias. De acordo com o comunicado oficial, essa autorização poderá ser estendida por mais sete dias, caso as condições meteorológicas continuem a representar uma ameaça.
Com essa decisão, os detentos do regime semiaberto não serão obrigados a retornar à unidade prisional durante o período. Além disso, a administração do sistema prisional catarinense optou por uma suspensão temporária das visitas e dos atendimentos de advogados no complexo penitenciário, como parte dos esforços para garantir a segurança dos internos em face do perigo de alagamento.
• LEIA TAMBÉM: Adolescente é morto pela namorada após se negar a dar senha do Instagram
Em nota, o Departamento de Administração Prisional do estado informou que:
“Diante do risco de alagamento na região do Vale do Itajaí, a juíza da Vara de Execuções Penais, Dra. Claudia Ribas Marinho, emitiu portaria autorizando a saída temporária antecipada de 253 internos do regime semiaberto da Penitenciária de Itajaí inicialmente por sete dias, prorrogáveis por mais sete se houver necessidade. Diante desse quadro estão suspensas temporariamente as visitas e os atendimentos de advogados na unidade prisional.”
Sugestão de pauta