É a terceira apreensão em menos de 1 mês.
Pela terceira vez em menos de um mês, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou uma dupla transportando aves silvestres ilegalmente na BR-470.
No último sábado (16), no trecho da BR-470 que passa por Rio do Sul, agentes da PRF realizaram mais uma apreensão surpreendente. Desta vez, 18 aves silvestres, caçadas ilegalmente, foram encontradas no porta-malas de um automóvel.
As aves resgatadas eram compostas por 17 exemplares da espécie “Trinca-Ferro” e um da espécie “Azulão”. Importante ressaltar que ambas as espécies são protegidas por lei, o que torna o transporte ilegal ainda mais preocupante.
As condições em que os animais eram transportados eram precárias, com “gaiolas” improvisadas, na verdade caixas de sapato, no porta-malas de um veículo Ford/Ka com placas de Itajaí.
• LEIA TAMBÉM: Jovem atleta de 8 anos faz história ao vencer o campeonato catarinense de velocross
O mais alarmante é que tanto o motorista quanto o passageiro envolvidos na ação criminosa eram os mesmos que foram flagrados em outras duas ocorrências semelhantes, todas na BR-470, em menos de um mês. A primeira delas aconteceu no dia 28 de agosto, na cidade de Blumenau, quando a dupla transportava 19 aves em situação ilegal. O segundo flagrante ocorreu no dia 04 de setembro, também em Blumenau, com 21 aves no porta-malas do mesmo Ford/Ka.
As aves resgatadas foram entregues aos cuidados da Polícia Militar Ambiental, que trabalhará na reintegração desses animais à natureza. Quanto aos dois homens envolvidos, ambos com 36 anos e moradores de Itajaí, foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Rio do Sul, onde enfrentarão mais uma vez as consequências legais pelo crime de apanhar e transportar espécimes da flora silvestre de maneira ilegal.
Sugestão de pauta