A descoberta ainda precisa ser confirmada por observações posteriores.
Alunas egressas da Escola Estadual de Educação Básica (EEB) Frederico Hardt, localizada em Indaial, se destacaram recentemente ao descobrirem oito novos asteroides como parte do projeto “Meninos na Ciência” da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O feito ocorreu durante um concurso promovido pela Collaboration International Astronomical Search (IASC), em parceria com a NASA e o Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI).
O projeto “Meninos na Ciência” tem como objetivo estimular o interesse e a participação de jovens do sexo feminino nas áreas de astronomia, física e matemática. Para alcançar esse objetivo, os estudantes analisaram imagens do céu noturno em busca de objetos em movimento que pudessem ser asteroides.
Uma das integrantes de destaque da equipe é Ana Lindsey Nogueira Fernandes, ex-aluna da rede estadual de ensino de Santa Catarina, que cursou todo o ensino fundamental e médio na EEB Frederico Hardt. Para Ana Lindsey, participar do projeto foi uma experiência enriquecedora, que a aproximou ainda mais da ciência e a envolveu em um trabalho colaborativo e divertido.
“Participar do projeto Meninos na Ciência foi incrível para mim, pois nos trouxe novas perspectivas sobre como a ciência realmente é. Nos instigou a curiosidade e paixão quando analisamos cuidadosamente as imagens em busca de asteroides. Nos permitiu escapar das tarefas rotineiras e fazer algo realmente divertido, que pode ser feito em equipe”, compartilhou Ana Lindsey.
A equipe do projeto é composta por outras estudantes talentosas: Ana Isadora Calazans Martins, Vanessa Bitencourt Stuart, Helen Moreira Santos e Rafaella Amorim Rios, orientadas pelas bolsistas Caroline Conti e Julia Medeiros, ambas estudantes de física da UFSC, sob a coordenação da professora Gabriela Kaiana Ferreira.
A descoberta dos oito asteroides é preliminar e ainda precisa ser confirmada por observações posteriores. A professora Gabriela Kaiana Ferreira destacou a importância do programa de caça a asteroides para o empoderamento das meninas na ciência e enfatizou a qualidade da educação catarinense.
“O programa de caça a asteroides contribuiu para que essas meninas se percebessem capazes e pertencentes ao contexto da prática científica, desmistificando estereótipos e preconceitos de gênero”, afirmou a professora Gabriela.
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As alunas que participaram do concurso agora esperam que suas descobertas sejam validadas, numeradas e catalogadas pelos grupos responsáveis pela observação dos asteroides. Caso isso ocorra, elas terão a honra de sugerir nomes para os asteroides de acordo com as regras da entidade responsável pelo anúncio oficial das novas descobertas. Esta conquista destaca o talento e o potencial das jovens cientistas catarinenses, que continuam a inspirar outras meninas a seguir carreiras nas áreas de ciência e tecnologia.
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