Paris, 12 de agosto – A Torre Eiffel em Paris, França, foi evacuada temporariamente na manhã deste sábado, 12, em resposta a uma ameaça de bomba.
As informações foram confirmadas pela administradora da torre, a Sete (Société d’exploitation de la tour Eiffel).
A evacuação teve início ao meio-dia no horário local (7h no horário de Brasília) e foi concluída por volta das 13h30.
O procedimento envolveu a retirada de todos os visitantes dos três andares da Torre Eiffel, bem como do pátio ao redor do monumento.
A ação foi conduzida em coordenação com a polícia e o esquadrão anti-bombas, que realizou inspeções minuciosas, incluindo no restaurante da torre.
Apesar de não ter sido informado se algum artefato suspeito foi encontrado, a Torre Eiffel foi reaberta às 15h30, como confirmado pelo jornal Le Monde.
Embora o procedimento seja considerado raro, a administradora da torre mencionou que esse é um padrão de segurança adotado em situações desse tipo.
Um comunicado da Sete à Agence France-Presse (AFP) ressaltou a natureza preventiva da ação.
LEIA TAMBÉM:
Um vídeo compartilhado por um turista nas redes sociais mostrou funcionários orientando os visitantes a saírem da torre de forma organizada durante o processo de evacuação.
The Eiffel Tower in Paris was closed to the public on Saturday after being evacuated as a precautionary measure following a bomb threat, a French police source said |TV9GujaratiNews#Paris #EiffelTower #BombThreat #TV9News pic.twitter.com/YfqMrROCar
— Tv9 Gujarati (@tv9gujarati) August 12, 2023
Fato não é inédito na Torre Eiffel
Esta não é a primeira vez que uma ameaça de bomba leva à evacuação da Torre Eiffel.
Em 2020, a atração turística foi evacuada por duas horas após uma ligação anônima à polícia informar sobre um possível artefato explosivo na torre.
Naquela ocasião, após inspeções minuciosas, nenhuma ameaça foi confirmada e a torre reabriu para visitação no mesmo dia.
Sugestão de pauta