O veículo é considerado uma "solução em mobilidade" na Europa
A Stellantis anunciou oficialmente que o Citroën Ami, lançado na Europa em 2022 como uma “solução de mobilidade”, em breve estará disponível no mercado brasileiro.
Esse simpático “carrinho” elétrico tem sido utilizado no continente europeu para deslocamentos em locais onde um carro convencional seria grande demais, como nas estreitas ruelas de cidades turísticas da Itália e Grécia.
Com dimensões enxutas, medindo 2,4 metros de comprimento e 1,4 metro de largura, o Citroën Ami oferece diversas vantagens em relação à legislação.
Com seus 8,5 cavalos de potência e 4,5 kgfm de torque, o veículo não é categorizado como um carro em alguns países, permitindo que adolescentes a partir dos 14 anos possam dirigir.
Além disso, os custos de homologação são menores, o que favorece um preço acessível que não ultrapassa o equivalente a R$ 50.000 no Hemisfério Norte.
No entanto, no Brasil a situação é mais complexa e a classificação legal do Citroën Ami ainda não está definida.
A empresa está avaliando como ele será enquadrado pela lei local. Uma possibilidade é a aplicação da Resolução 573 do Contran.
A resolução considera os veículos elétricos de cabine fechada, quatro rodas e com potência de até 20 cavalos como quadriciclos.
Embora o Ami apresente uma velocidade máxima de 45 km/h e tenha um preço acessível, algumas exigências, como a necessidade de CNH tipo B e uso de capacete, podem complicar sua oferta no país.
A empresa ainda não divulgou detalhes sobre como o Citroën Ami será comercializado no Brasil.
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Ao Quatro Rodas, a vice-presidente da marca na América do Sul, Vanessa Castanho, falou que existe a possibilidade de vendê-lo para empresas que o utilizem em ambientes controlados.
Com uma autonomia de 75 km e uma aceleração de 0 a 45 km/h em 10 segundos, o Citroën Ami tem o potencial de se tornar uma solução inovadora para a mobilidade urbana no Brasil.
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