Aviões Hawker Hurricane eram empréstimos dos Aliados à União Soviética, durante a resistência contra a Alemanha
Recentemente, a Ucrânia encontrou, em uma de suas florestas ao redor de Kiev, os restos de 8 aviões Hawker Hurricane, datados da Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945). Os caças eram empréstimos de reforço do Reino Unido (então Grã-Bretanha) para o Exército Vermelho, durante a resistência contra as invasões alemãs.
As peças das aeronaves foram encontradas logo após o encontro com uma bomba não detonada, da mesma época. Utilizando detectores de metal para encontrar mais delas, os ucranianos encontraram os caças, que estavam propositalmente enterrados.
Como os Hurricanes eram empréstimos, através do programa ‘Lend-Lease’ dos EUA, a União Soviética teria que pagar por eles após a guerra. Para evitar isso, eles destruíram e enterraram os caças em Kiev.
LEIA TAMBÉM:
Hoje, nota-se um paralelo entre aquela época e os tempos atuais. O Reino Unido continua sendo um dos principais fornecedores de material bélico para a Ucrânia, hoje independente da URSS, que acabou extinta em 1991.
Valerii Romanenko, chefe de pesquisa do Museu Nacional de Aviação da Ucrânia, comentou sobre os achados e o paralelo temporal traçado:
“Em 1941, a Grã-Bretanha foi a primeira a fornecer aviões de caça para a União Soviética em grande escala. Agora, o Reino Unido é o primeiro país a fornecer mísseis de cruzeiro Storm Shadow às nossas Forças Armadas. Eles são um símbolo da ajuda britânica durante os anos da Segunda Guerra Mundial, assim como apreciamos muito a assistência britânica hoje em dia” – diz Romanenko.
Os aviões não são os únicos achados da época na Ucrânia de hoje. No último mês, após a destruição da represa de Nova Kakhovka pelos russos, ossadas de soldados alemães surgiram da lama formada. Um deles ainda estava usando o capacete.
Sugestão de pauta