Localizada em Itoupava Seca, a Altona constrói peças de ferro fundido para plataformas de lançamento de foguetes
Na última semana, representantes da NASA, a agência espacial estadunidense, estiveram em Blumenau, Santa Catarina. O motivo: inspecionar a construção de peças para as plataformas de lançamento de foguete, na Flórida, dedicadas ao retorno do homem à Lua.
A empresa responsável por isso é a Altona, uma metalúrgica localizada no bairro de Itoupava Seca. Além de agora trabalhar com a NASA, eles ainda fornecem material para a Espanha e outros países.
LEIA TAMBÉM:
Os funcionários catarinenses estão colaborando arduamente com o avanço da missão Artemis, que colocará o ser humano de volta à superfície da Lua, e dessa vez para ficar. Composta por três fases, a missão precisa de uma plataforma de lançamento robusta e forte para aguentar os foguetes. É, então, aí que a Altona entra com a responsabilidade no trabalho pesado.
Detalhes da colaboração entre a metalúrgica catarinense e a NASA ainda estão em sigilo, mas já demonstra a valorização do trabalho brasileiro em uma tarefa de tamanha magnitude.
A missão Artemis terá sua segunda fase realizada em 2024, onde os quatro astronautas revelados darão uma volta completa pela órbita da Lua. No ano seguinte, 2025, eles retornarão para definitivamente pousar no satélite natural da Terra. Lá, eles estudarão pessoalmente o solo para a construção de habitats e permanência do ser humano.
Sugestão de pauta