Detecção renova as esperanças de encontrar o submarino turístico Titan, que desapareceu a caminho dos destroços do Titanic
Aeronaves de busca P8, do Canadá, começaram a captar ‘sons de batidas’ vindas do fundo do Oceano Atlântico, dentro de intervalos de 30 minutos. As esperanças de resgate do submarino Titan recebem uma luz.
O submarino em questão desapareceu completamente após 1 hora de mergulho no Atlântico, quando submergia a caminho do naufrágio do lendário Titanic. O equipamento é da empresa privada de turismo OceanGate Expeditions. Ela realiza a mesma viagem ao Titanic por anos, mas é a primeira vez que um problema desta magnitude acontece.
LEIA TAMBÉM:
De acordo com informações da CNN e da revista Rolling Stone, as batidas são constantes e parecem demonstrar que os cinco tripulantes pedem socorro ao bater no casco:
“O P8 ouviu sons de batidas na área a cada 30 minutos. Quatro horas depois, um sonar adicional foi implantado e batidas ainda eram ouvidas” – relatou a Rolling Stone.
“Retorno acústico adicional foi ouvido e ajudará na vetorização de ativos de superfície e também indicando esperança contínua de sobreviventes” – explica um memorando recebido pela CNN.
De acordo com dados oficiais da OceanGate Expeditions, o submarino ainda possui, no momento de escrita desta matéria, aproximadamente 30 horas de oxigênio restante. Após o fim desse tempo, os sobreviventes terão que respirar o mínimo possível para economizar oxigênio na cabine.
As equipes de busca, coordenadas entre Estados Unidos e Canadá, correm contra o tempo com sonares, sonobóias, aviões e navios de resgate.
Sugestão de pauta