O queijo contaminado foi fabricado no dia 29/03/2023
A Laticínios Fazenda Velha, que teve lotes contaminados com a bactéria Escherichia coli, divulgou nesta quarta-feira, 14, comunicado enfatizando o compromisso da empresa com a qualidade dos seus produtos (veja a nota na íntegra abaixo).
Inicialmente, a Vigilância Sanitária de Santa Catarina encontrou a bactéria acima da média em um lote fabricado no dia 29/03/2023. Por isso, a Vigilância Sanitária proibiu a venda dos produtos do lote analisado em estabelecimentos comerciais. Assim, os queijos serão recolhidos das prateleiras, sob supervisão de órgãos municipais.
A Escherichia coli é uma bactéria bacilar Gram-negativa que se encontra normalmente no trato gastrointestinal inferior dos organismos de sangue quente. Além disso, a maioria das variações são inofensivas, mas alguns tipos podem causar graves intoxicações alimentares. E são ocasionalmente responsáveis pela recolha de produtos alimentícios devido à sua contaminação.
LEIA TAMBÉM:
Leia a nota da Laticínios Fazenda Velha
Agradecemos por entrarem em contato conosco e nos informarem sobre a questão relacionada ao lote de queijo minas alterado, fabricado em 29/03/2023. Gostaríamos de esclarecer que já tínhamos conhecimento desse incidente e tomamos medidas imediatas para resolver a situação.
Conforme mencionado, nossos vendedores foram prontamente notificados e orientados a retirar todos os produtos desse lote das áreas de venda há um mês atrás. A segurança e a satisfação dos nossos consumidores são de extrema importância para nós, e buscamos sempre garantir a qualidade de nossos produtos.
Informamos que todas as unidades afetadas foram devidamente recolhidas e descartadas de acordo com os protocolos adequados. Além disso, realizamos uma revisão completa dos nossos processos de produção e qualidade para evitar a ocorrência de problemas similares no futuro.
Gostaríamos de esclarecer que, após uma análise aprofundada, identificamos que a falha no processo de pasteurização pode ter sido ocasionada pela pressão de vapor, resultando na queda de temperatura durante o processo. Reconhecemos a importância de um controle rigoroso desses parâmetros e estamos trabalhando para aprimorar nossos sistemas e prevenir ocorrências semelhantes no futuro.
Ressaltamos que todas as análises microbiológicas realizadas em queijos coletados pela inspeção estadual estão em conformidade com a legislação vigente. Nossa prioridade é garantir a segurança dos produtos que oferecemos aos nossos consumidores, e estamos comprometidos em cumprir todas as exigências regulatórias.
Pedimos desculpas pelo inconveniente causado e agradecemos pela compreensão e confiança depositada em nossa marca. Caso você ainda tenha alguma dúvida ou preocupação, pedimos que entre em contato conosco pelos canais de atendimento disponíveis. Estamos à disposição para esclarecer qualquer questão adicional.
Sugestão de pauta