Balneário Camboriú está prestes a se tornar a primeira cidade da região a disponibilizar um sistema de transporte coletivo 100% gratuito. Em uma iniciativa inovadora, a Transpiedade foi selecionada para assumir o serviço de transporte público na cidade, em um contrato emergencial de seis meses.
Por isso, durante esse período, a população de Balneário Camboriú poderá utilizar o transporte público sem a necessidade de pagar passagens. Isso porque a prefeitura cobrirá todas as despesas.
O contrato com a Transpiedade, estabelecido por 180 dias, aconteceu mediante uma contratação emergencial com dispensa de licitação. Aliás, vale ressaltar que o contrato tem o valor de R$ 3,8 milhões.
Por isso, a empresa assumiu as operações a partir desta segunda-feira, substituindo a concessionária PGTur e ampliando as linhas de transporte público.
A decisão de contratar a Transpiedade veio após a desistência da PGTur, que alegou desequilíbrio econômico-financeiro no contrato e solicitou subsídios para a continuidade do serviço.
No entanto, o contrato atual não previa o repasse de subsídios pela prefeitura, tornando inviável o pagamento para compensar os custos das operações.
LEIA TAMBÉM:
A Prefeitura de Balneário Camboriú publicou o processo de contratação na sexta-feira passada, e oficializou o contrato emergencial com a Transpiedade.
O prefeito Fabrício Oliveira, do partido PL, ressaltou que a gratuidade no transporte coletivo representa um grande avanço proporcionado pelo novo contrato.
Além disso, ele anunciou o lançamento de um aplicativo que permitirá aos passageiros acompanhar os trajetos dos ônibus e garantir a pontualidade dos horários.
A Transpiedade, que já opera em Itajaí, expande sua presença na região com a chegada em Balneário Camboriú. A empresa também irá iniciar as operações em Navegantes, onde o transporte será totalmente custeado pela prefeitura, e em Balneário Piçarras, por meio de uma licitação vencida pela empresa BRT Curitiba.
Sugestão de pauta