Queima de 3,8 milhões de hectares cobriram os céus canadenses e estadunidenses com fumaça tóxica, misturada com poluição
Na quarta (7), os céus do Canadá ficaram escuros em pleno dia. Florestas do país registraram 414 focos de incêndio ativos e 239 em estado descontrolado. Cerca de 3,8 milhões de hectares viraram cinzas.
Falando em cinzas, os céus dos Estados Unidos sofreram com a fumaça espalhada pelos incêndios. Cidades como Nova York e Washington ficaram sob nuvens cinzas e amareladas por todo o dia. A população teve que sair de casa com máscaras contra o ar extremamente tóxico.
LEIA TAMBÉM:
Este é apenas o início da temporada de verão no Canadá. Mais queimadas são esperadas pelo governo, como afirmado pelo primeiro-ministro Justin Trudeau:
“As nossas previsões indicam que este verão pode ser uma temporada de incêndios particularmente severa” – disse Trudeau, também classificando a situação como “aterrorizante”.
A região canadense mais afetada é a de Québec, com até 150 focos de incêndio. Mais de 20 mil pessoas precisaram evacuar para cidades vizinhas.
Previsões apontam que as fumaças acabem na sexta (9), mas é provável que ela ainda se espalhe por outros países. O Brasil se encontra fora da lista.
Sugestão de pauta