86% das vendas foram para outros estados, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC)
Santa Catarina foi o quarto estado com maior movimentação de comércio eletrônico em um período de 6 anos, segundo um levantamento feito pela plataforma Dashboard do Comércio Eletrônico Nacional. O site reúne dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), e revelou que o estado arrecadou R$ 40,46 bilhões em vendas, sendo R$ 12,4 bilhões só em 2021.
A plataforma revelou ainda que 86% das vendas foram para outros estados, o que pode revelar a importância do marketplace de compra e venda, que agrega vendedores de todos o país em um lugar só, seja aplicativo, site, ou os dois ao mesmo tempo. Em suma, os dados do Dashboard referem-se às movimentações realizadas entre 2016 e 2022, e apresentam informações sobre vendas online realizadas no Brasil com emissão de nota fiscal.
Já as compras de produtos de outros estados feitas por catarinenses atingiram o valor de R$ 21,65 bilhões no comércio eletrônico. Os locais favoritos foram São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, na região Sudeste. Por isso, os itens mais comprados foram aparelhos celulares, desktops e televisores, seguindo a tendência nacional.
No panorama brasileiro, a compra de celulares foi a maior responsável pela movimentação financeira online. A venda dos aparelhos embolsou R$ 72,1 bilhões, 11,5% do total. Visto que, o valor bruto movimentado no país foi de R$ 628 bilhões.
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O segundo lugar em item favorito dos brasileiros foi o televisor, que faturou R$ 28 bilhões (4,5% do total), seguido por notebooks, tablets e similares, com R$ 21 bilhões em vendas. Geladeiras ou freezers também aparecem no ranking dos mais pedidos, assim como livros, brochuras, impressos semelhantes e máquinas de lavar roupas.
Plataforma
A plataforma mostra também que a pandemia de Covid-19 impulsionou o comércio eletrônico, que disparou de R$ 36 bilhões, em 2016, para R$ 187 bilhões, em 2022. Para o ano de 2023, as expectativas são semelhantes, segundo estudo da ABComm Forecast (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).
A entidade afirma que a expectativa é que haja um crescimento estimado em R$ 185,7 bilhões para o varejo digital em 2023. Os marketplaces devem acompanhar esta ascensão.
Em conclusão no Congresso Indústria Digital 2023, Luzia Ferreira, Head de Ecommerce & DTC do Groupe Seb, declarou que o marketplace é a bola da vez, sendo o canal de vendas que mais cresce nos últimos anos.
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