Lua de Saturno é um dos maiores pontos propícios para se encontrar vida fora da Terra no Sistema Solar
Nesta semana, o telescópio espacial James Webb, da NASA, observou a lua Encélado ejetando vapores de água de seu polo sul. O fato confirma, mais uma vez, a teoria de existir um enorme oceano de água salgada por baixo da crosta de gelo da lua.
Encélado, uma das inúmeras luas de Saturno, possui 500 km de diâmetro, apenas 4% do tamanho da Terra. No entanto, ela está jogando para fora água com um volume que é 20 vezes maior que ela mesma.
LEIA TAMBÉM:
Dentre a quantidade de água ejetada, 30% permanecem ao redor da lua por conta do centro de gravidade, e os outros 70% são jogados para toda a órbita de Saturno.
Ver essa foto no Instagram
As agências espaciais pelo mundo acreditam que possa existir vida marinha complexa no fundo do oceano de água que existe em Encélado. Estudos da extinta sonda Cassini, que passou pela lua entre 2004 e 2005, detectaram os mesmos compostos químicos dos oceanos da Terra. Portanto, significa um ambiente propício para peixes, crustáceos e muito mais.
Atualmente, existe uma missão planejada da NASA, mas para visitar outro mundo congelado da mesma forma: a lua Europa, que orbita Júpiter. A missão ‘Europa Clipper’, prevista para lançamento em 10 de outubro de 2024, orbitará Europa e estudará com detalhes sua superfície e aberturas para o oceano subterrâneo.
Sugestão de pauta