Segundo a agência espacial, apenas 5% dos avistamentos podem ser tratados como algo realmente desconhecido, anômalo
Na quarta (31), a NASA, agência espacial estadunidense, realizou a primeira reunião pública para tratar sobre um tema sempre evitado: Objetos Voadores Não Identificados (OVNIS).
Uma equipe de 16 cientistas escolhidos a dedo para a ocasião se sentou à uma mesa retangular e se dispuseram a conversar com a imprensa e o público. Segundo eles, mais de 800 evidências de avistamentos foram reunidas pelos últimos 27 anos. Entre eles, a NASA considera apenas 2% a 5% como realmente desconhecidos e sem explicação.
“Os dados atuais e os relatórios de testemunhas não bastam por si só para proporcionar provas conclusivas. Uma das lições que tiramos é a necessidade de mais dados de alta qualidade e de dados medidos com instrumentos bem calibrados, múltiplas observações e a necessidade de uma conservação de dados de alta qualidade” – comentou o astrofísico David Spergel e presidente do atual estudo.
LEIA TAMBÉM:
Citando exemplos, os cientistas exibiram um vídeo de um globo metálico voador, gravado por um drone militar MQ-9 no Oriente Médio. De acordo com Sean Kirkpatrick, diretor do escritório de Resolução de Anomalias em Todos os Domínios do Pentágono, este é o tipo de coisa vista com frequência pela agência, fazendo “manobras muito interessantes”.
Há ainda a gravação de um objeto cilíndrico por um caça estadunidense. Por muito tempo especulava-se de ser uma imagem falsa, mas ano passado o Pentágono, nos EUA, confirmou a veracidade da gravação. O fato causou um reboliço mundial, pois se tratou da primeira vez que uma entidade de alto escalão norte-americana confirmou um avistamento de OVNI.
Em geral, a maioria dos avistamentos relatam objetos circulares, translúcidos ou de cores branca ou prata. Eles se movem em velocidade “zero à Mach 2”, equivalente ao dobro da velocidade do som. Cerca de 2,4 mil km/h.
Ainda de acordo com os cientistas reunidos, há muito o que se estudar e analisar. Eles prometeram lançar um relatório conclusivo sobre a reunião no mês de julho.
Sugestão de pauta