Neste início de semana, também acontecem os levantamentos topográficos na área que receberá a intervenção
Nesta manhã desta segunda-feira, 29, as primeiras galerias de concreto que serão utilizadas na obra emergencial na BR-470, no bairro Estação, em Ascurra, estão sendo descarregadas no pátio dos Bombeiros Voluntários da União pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) de Rio do Sul.
Assim, neste início de semana, também acontecem os levantamentos topográficos na área que receberá a intervenção. Segundo a entidade, o recurso para esta obra na BR-470, na altura da Ponte sobre o Rio Itajaí-Açu, já está garantido, e os trabalhos iniciarão em breve.
Contudo, desde a ocorrência neste local, a administração municipal manteve contato com a entidade, através da Defesa Civil e Secretaria de Planejamento, solicitando a manutenção emergencial neste ponto.
LEIA TAMBÉM:
A intervenção mais imediata será próximo ao trevo de acesso ao bairro Estação e a Ponte sobre o Rio Itajaí-Açu. Ali, uma grande erosão está colocando em risco a trafegabilidade da via, além de estar invadindo a área do pátio da sede dos Bombeiros Voluntários. O equipamento de monitoramento climático da Defesa Civil de Santa Catarina também corre perigo.
Conheça os detalhes do projeto na BR-470
Nesse sentido, o projeto de intervenção foi elaborado pelo DNIT, e apresentado para o setor de engenharia da Prefeitura. Além disso, na jusante para o Rio, ocorrerá a construção um murro de arrimo. E na extensão da obra, serão colocadas galerias de 2,5m x 2,5m, juntamente com uma travessia na BR-470 vindo do bairro Estação para a margem esquerda da rodovia. O projeto ocorrerá em etapas. Técnicos da Defesa Civil de Ascurra, setor de Engenharia da Prefeitura e o DNIT monitoram a área.
Além disso, no final do mês de abril, ocorreu uma vistoria no local. Com a presença de técnicos da Prefeitura, DNIT, Defesa Civil e do Prefeito de Ascurra, Arão Josino. Além do Analista em Infraestrutura de Transportes do DNIT de Rio do Sul, Cristhiano Zulianello dos Santos.
Sugestão de pauta