Já pensou em reunir educação ambiental, diversão, aprendizado, natureza, passeio, família e amigos em um só lugar?
Parece algo quase impossível — mas tudo isso (e muito mais) você vai viver na segunda edição da Semana do Desenvolvimento Sustentável (SDS) 2023 de Timbó!
A partir do dia 31 de maio, acontece uma programação intensa com diversos atrativos para estudantes (desde Unidades Pré-Escolares (UPEs) até ensino fundamental, ensino médio e universidades), bem como pessoas apaixonadas pelo meio ambiente e pela educação ambiental, empresários e comunidade em geral.
Primeiramente, vale destacar que o evento é organizado pelo Grupo Intersetorial de Educação Ambiental (GIEA) de Timbó, junto à Prefeitura de Timbó (através do departamento de Meio Ambiente), SAMAE, Fundação de Cultura de Turismo (FCT), Fundação Municipal de Esportes (FME) e Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Além disso, também conta com o apoio do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMDEMA) e Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI).
“Foi elaborada uma programação, com oficinas e ações práticas, que tem como principal missão a disseminação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável — ações colaborativas, que têm o poder de mudar o rumo da história e fortalecer a qualidade de vida para todos”, afirma a Presidente do GIEA, Carla Soraya Groni.
Integração e atividades para todos os públicos
O vice-presidente do GIEA e coordenador do Setor Técnico do SAMAE Timbó, Rodrigo Catafesta Francisco, destaca que a segunda edição da SDS envolve a metodologia de educação ativa. Ou seja, as crianças e os jovens, bem como a comunidade, serão convidados a aprender sobre educação ambiental através da interação com os conteúdos e as propostas que foram preparados.
“Queremos, novamente, envolver toda a população nessas ações e no cuidado com o meio ambiente, a exemplo da Corrida das 10 Milhas que aconteceu dia 21 de maio e, justamente, foi para gerar essa integração dos participantes com a natureza”, afirma.
Além disso, a voluntária do GIEA, Beatris Zóboli Campregher, complementa ressaltando o impacto que as práticas sustentáveis possuem quando abraçadas e aplicadas por um grande número de pessoas.
“A Semana do Desenvolvimento Sustentável tem uma grande missão no sentido de plantar essa semana da conscientização ambiental na vida das crianças, dos jovens e adultos, afinal, um futuro sustentável e com qualidade de vida depende das ações que praticamos hoje”, finaliza.
Programação da Semana do Desenvolvimento Sustentável 2023:
21 de maio (domingo)
- Corrida das 10 Milhas
28 de maio (domingo)
- 8h: Caminhada do Morro Azul – Saída do salão Duque de Caxias
31 de maio (quarta-feira)
- 8h – Abertura oficial da SDS 2023 no Pavilhão de Eventos Henry Paul
- 8h15 às 11h / 13h30 às 16h45 / 19h às 21h30 – Oficinas com os temas: Cores da terra; Compostagem; Insetos e demais polinizadores; Bichos da nossa floresta; Sandbox – curvas de nível e cordas e amarrações.
Público-alvo: GIEA, GTEA e II Ensino Médio e Universidades
1º de junho (quinta-feira)
- 8h – Abertura oficial das atividades no Pavilhão de Eventos Henry Paul
- 8h15 às 11h / 13h30 às 16h45 – Oficinas com os temas: Bonecos de retalhos; Diversão sustentável; Literatura, reflexão e ações sustentáveis; Meliponicultura: conhecendo as abelhas nativas sem ferrão; O oceano começa aqui; Plantei um broto na casca de ovo e Sentidos da natureza – interação setorial.
Público-alvo: Ensino fundamental (turmas iniciais).
03 de junho (sábado)
- 9h às 13h: Dia da Família (integração entre as Unidades Pré-Escolares (UPE’s) – o tema do dia será “Brincar é da nossa natureza” e acontece no Jardim Botânico Franz Damm
- 9h – Abertura oficial da integração;
- 9h15 – Aula de zumba com Carlos Lima Studio de Dança;
- Oficina 01 – Plante essa ideia!
- (UPE Amor Perfeito e UPE Hortênsia)
- Oficina 02 – Pincéis da natureza
- (UPE Cinderela e UPE Primavera)
- Oficina 03 – Estação da alegria – brincadeiras ao ar livre
- (UPE Girassol e UPE Violeta)
- Oficina 04 – Trilha ecológica
- (UPE Jasmim e UPE Pinguinho de Gente)
- Oficina 05 – A magia das cores: Plic Ploc
- (UPE Alecrim e UPE Chapeuzinho Vermelho)
- Oficina 06 – Conte outra vez!
- (UPE Pequeno Príncipe e UPE Comecinho de Vida)
- 13h – Abertura das atividades no Pavilhão de Eventos Henry Paul com a presença do Greenpeace
- 14h às 18h – Workshop: Arborização: plantio e cuidados (aberto a toda comunidade)
- 19h às 20h – Dupla Rock Boxx
- 20h às 22h – Banda Purple Sky
Caminhada noturna é um dos momentos mais aguardados do evento
Realizada no domingo, 4, a caminhada noturna no Morro Azul reúne dezenas de pessoas para um momento de contemplação. Por isso, confira a programação:
- 04h – Início da caminhada noturno no Morro Azul (contemplação do nascer do sol). A saída será às 4h, defronte à Prefeitura Municipal de Timbó. Horário previsto de retorno: 10h
Observações: O objetivo é realizar a caminhada noturna em silêncio para contemplação. Além disso, o trajeto será feito única e exclusivamente a pé nesse trajeto, galpão – topo do morro. Podem ser levados lanches, água ou bebidas quentes para consumir no topo do morro. (No entanto, cada um é responsável pelo que leva e descarte correto de resíduos).
Inscrição somente para 42 participantes através deste link.
05 de junho (segunda-feira)
- Ação de arborização urbana no Complexo Esportivo às 9h.
Por fim, é importante ressaltar que a finalização da II Ecogincana e o I Concurso de Ecodocumentários acontecerá na data de 14 de setembro.
Foto: Aline Brehmer/SAMAE Timbó
Sugestão de pauta