Dados da Organização Meteorológica Mundial (OMM) demonstram tal probabilidade para entre 2023 e 2027
Nesta quarta (17), a Organização Meteorológica Mundial (OMM) divulgou um novo estudo climático sobre a situação do planeta Terra. Com probabilidade de 66%, o ser humano pode presenciar um recorde de temperaturas globais até 2027.
O estudo foi compartilhado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que voltou a insistir para que as grandes indústrias e companhias pelo mundo se conscientizem.
LEIA TAMBÉM:
Os dados não mostram com precisão em que ano o planeta deverá ultrapassar os 1.5º C, se será ainda este ano ou somente em 2027. No entanto, apesar da preocupação, este número limite ainda não representa as tais catástrofes anunciadas. Caso o planeta ultrapasse os 1.5º C e siga subindo, o estado será “irreversível”, segundo a ONU.
“A OMM está soando o alarme de que iremos ultrapassar temporariamente o nível de 1,5º C com frequência cada vez maior” – exclamou Petteri Taalas, secretário-geral da organização.
A OMM também chama a atenção para o fenômeno El Niño, que possui o costume de elevar as temperaturas globais naturalmente. O evento climático ocorre nas águas do Oceano Pacífico, superaquecendo e provocando consequências pela faixa tropical da Terra. Durante o fenômeno, o Brasil recebe chuvas fortes no Sul e grandes secas no Norte e Nordeste.
Juntando o aquecimento global com o El Niño, portanto, gera uma preocupação alarmante.
Sugestão de pauta