Com tanques, munições e baterias antiaéreas, novo pacote é considerado o maior por parte de Berlim
Neste sábado (13), o Ministério da Defesa da Alemanha anunciou o investimento de 2,7 bilhões de euros em ajuda militar para a Ucrânia. O novo pacote contará com 200 drones, mais de 200 veículos blindados, 30 tanques Leopard-1, 20 veículos de infantaria Marder e quatro sistemas de defesa antiaérea Iris-T SLM.
“Todos esperamos um fim rápido desta terrível guerra da Rússia contra o povo ucraniano, mas infelizmente não há sinal disso. É por isso que a Alemanha fornecerá toda a ajude que pode, pelo tempo que for necessário” – escreveu Boris Pistorius, ministro da Defesa, em nota.
LEIA TAMBÉM:
O valor investido dobra a doação anterior, de 2,75 bilhões de euros, anunciada anteriormente. Vale observar que até a metade do ano passado, a Alemanha estava com medo de oferecer armamentos à Ucrânia, por conta de uma possível retaliação pela Rússia. Hoje, Berlim mergulha de cabeça nas doações, mesmo com todas as ameaças russas.
O novo pacote é o maior pela Alemanha, até o momento. O governo espera que Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, visite Berlim na próxima semana. O líder ucraniano se encontra em Roma, Itália.
Sugestão de pauta