O livro “Fragmentos históricos – vol. 1 Colônia Blumenau”, de Angelina Wittmann, retrata uma região de 33 municípios, do Médio ao Alto Vale do Itajaí. O lançamento do livro aconteceu na tarde desta quarta-feira, 10, no Hall da Assembleia Legislativa de SC.
Arquiteta, urbanista, pesquisadora e professora, Angelina percebeu a importância de entender o passado da região, dentro de diversos recortes do tempo. Por isso, a autora começou seu trabalho disponibilizando e popularizando algumas de suas pesquisas online.
Primeiramente, dentro de Blumenau. Em seguida, à região do Vale do Itajaí, conhecida como Colônia Blumenau.
Essa divulgação acontecia dentro de um espaço virtual, criado por Angelina para compartilhar seu trabalho com quem quisesse. A partir daí, a autora começou a fazer publicações semanais para o Jornal O Município de Blumenau – Registro Para a História.
As publicações trouxeram para a pesquisadora a necessidade de transformar suas pesquisas em livro. Por isso, Angelina organizou seu trabalho e selecionou 35 artigos relacionados com arquitetura, cidade, sociedade e cultura
A partir disso, Angelina Wittmann trabalhou e, agora, lança “Fragmentos históricos – vol. 1 Colônia Blumenau”.
“Viajando pelo Estado a gente chega à conclusão de que Santa Catarina é uma grande colcha de retalho cultural, pois cada cidade tem a sua identidade. Como arquiteta, eu pensei numa continuidade histórica, fragmentos que nasceram da minha coluna semanal em jornal. Cito personalidades e ações na cultura, sociedade e espaço”, declarou Angelina.
LEIA TAMBÉM:
Nascida em Urubici e moradora de Blumenau desde 1981, ela coleciona fotos históricas, presentes em 20 páginas do livro.
“Na minha profissão eu entendo que as imagens complementam o texto, são registros catalogados há mais de 20 anos.”
O deputado Napoleão Bernardes (PSD), ex-prefeito de Blumenau, prestigiou a solenidade de lançamento.
Sugestão de pauta