Após fim de lei que expulsava imigrantes dos EUA durante a pandemia, fronteira entre os países encara emergência por caos imigratório
Na terça (9), os presidentes do México e dos Estados Unidos, Andrés Manuel Obrador e Joe Biden, conversaram por uma hora sobre o caos imigratório instaurado na fronteira entre os países. Segundo Biden, a situação “continuará caótica por um tempo”.
A lei norte-americana sobre imigração, chamada de ‘Título 42’ e instaurada durante a pandemia da Covid-19 por Donald Trump, se aproveitava da situação de calamidade para expulsar imigrantes ilegais dos EUA sem qualquer motivo. Hoje, essa lei não existe mais, o que provocou um novo caos imigratório na fronteira com o México.
LEIA TAMBÉM:
Espera-se que até o final desde mês de maio, cerca de 1 milhão de pessoas cruzem a fronteira. Por conta disso, os presidentes dos respectivos países dialogaram por videoconferência, segundo Andrés Manuel.
“Conversamos por cerca de uma hora com o presidente Biden. Reafirmamos nosso compromisso de continuar trabalhando juntos em temas como imigração com dimensão humanista, tráfico de drogas e armas e, acima de tudo, cooperação para o bem-estar dos povos mais pobres de nosso continente. Somos bons vizinhos e amigos” – escreveu Obrador, no Twitter.
Conversamos alrededor de una hora con el presidente Biden. Reafirmamos el compromiso de seguir trabajando juntos en temas como la migración con dimensión humanista, el tráfico de drogas y armas y, sobre todo, en cooperación para el bienestar de los pueblos más pobres de nuestro… pic.twitter.com/oVbyJY06wJ
— Andrés Manuel (@lopezobrador_) May 9, 2023
A Casa Branca emitiu uma nota, informando a instauração do ‘Título 8’, que consiste em autorizar um pedido de asilo pelos imigrantes em casos específicos. No entanto, como outro lado da moeda, a medida também facilitará a deportação para o México em outros casos. Além disso, deportados estão proibidos de pisarem em solo norte-americano por cinco anos.
Por fim, os EUA anunciaram o envio de mais de mil soldados para a fronteira com o México, com objetivo de frear e controlar o caos imigratório, que ainda pode colaborar com o tráfico.
Sugestão de pauta