Blumenau lançou nesta terça-feira, 9, o edital de licitação para melhorar a segurança na educação do município. O edital libera a instalação de câmeras de monitoramento e botões do pânico nas escolas e creches da cidade.
Ao todo, mais de R$ 821 mil devem ser investidos na instalação dos equipamentos, segundo a previsão da Prefeitura. As 220 instituições de ensino do município recebem o investimento. Ao todo, a cidade possui 46 escolas e 80 CEIs na rede municipal.
Além disso, o edital informa que a responsabilidade por fornecimento, instalação, configuração e manutenção preventiva e de correção de todo o sistema é da empresa contratada
O contrato tem previsão de atuação por 12 meses, com investimento máximo de R$ 821.075,34.
O edital faz parte das medidas de segurança na educação anunciadas pelo município após o ataque a creche, no dia 5 de abril. Na ocasião, quatro crianças vieram a óbito e outras cinco ficaram feridas.
“A proponente deverá apresentar declaração de que a empresa possui equipe técnica especializada e compatível com o objeto da licitação, constando da mencionada declaração a relação nominal dos profissionais habilitados a prestar os serviços de instalação, treinamento e manutenção dos equipamentos”, informa o documento.
Sobretudo, a licitação ainda reforça algumas exigências para as empresas interessadas em participar da instalação das câmeras de segurança:
- possuir imagem colorida no período noturno
- sensor de imagem
- detecção de movimento
- acesso remoto.
LEIA TAMBÉM:
Além disso, o edital informa que o botão do pânico e as câmeras terão ligação com a Polícia Militar e com a Central de Controle Operacional da prefeitura de Blumenau. Ou seja, quem estiver nas instituições pode acionar os profissionais assim que detectar alguma ameaça.
No dia 19 de maio acontece a análise das propostas das empresas interessadas na licitação. A empresa que estiver de acordo com todos os critérios do edital, bem como oferecer o menor valor, vence a licitação.
A lista completa de distribuição de dispositivos para as unidades de ensino está disponível no edital.
Sugestão de pauta