A distribuição dos Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU 2023 começou na última semana em Timbó. As agentes comunitárias de saúde do município realizam as entregas. Ao todo, elas distribuirão mais de 26 mil carnês.
Vale ressaltar que a cota única, bem como a primeira parcela de pagamentos em até 6x, vence no dia 12 de julho.
Como nos últimos dois anos, o pagamento à vista do IPTU 2023 representa mais saúde para Timbó. Isso porque 10% do valor à vista será revertido para ampliação e modernização do Hospital e Maternidade OASE, referência regional.
Além disso, a Prefeitura informa que o IPTU 2023 recebeu um reajuste de 5,79% , conforme Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do ano passado.
Caso o contribuinte necessite de uma segunda via, basta solicitar no Simplifica Timbó ou emitir online, através do site do Simplifica.
O contribuinte também pode emitir a guia via aplicativo Atende.net, disponível para Android e iOS.
Aliás, a Prefeitura também reforça a importância de checar e conferir as informações que constam na imagem cadastral, na segunda folha do carnê. Ela contém todos os dados sobre o terreno, a edificação e o valor do imposto.
Por isso, em caso de qualquer divergência, o contribuinte deve protocolar um requerimento de revisão no Simplifica Timbó.
Isenção do IPTU 2023
Famílias com renda familiar mensal de até dois salários mínimos podem solicitar a análise de isenção do IPTU 2023. No entanto, os requerimentos de isenção devem ser protocolados no Simplifica Timbó antes do vencimento da cota única ou 1ª parcela.
Para garantir a isenção, a assistente social fará uma visita domiciliar para emitir o parecer social. Aliás, vale reforçar que a isenção não pode ser concedida ao contribuinte com mais de um imóvel.
Pagamento
O pagamento do IPTU 2023 pode ser realizado em:
- Casas Lotéricas
- Cooperativas do Sistema Ailos
- Sicoob
- Sicred
- Banco do Brasil
- Caixa Econômica
- Bradesco.
Caso o contribuinte opte pelo parcelamento, os demais vencimentos ficam para: 10 de julho, 10 de agosto, 11 de setembro, 10 de outubro e 10 de novembro.
LEIA TAMBÉM:
Em caso de dúvidas, basta entrar em contato através do telefone 3380-7900 (Simplifica Timbó) ou pelo e-mail tributos@timbo.sc.gov.br ou, ainda, pelo WhatsApp (47) 3380-7911.
Retirada no Simplifica
Caso exista o risco de não haver ninguém no endereço do imóvel para receber os carnês, o contribuinte pode optar por retirar diretamente no Simplifica.
Essa opção também vale para quem não receber os carnês em casa até o fim de maio. As agentes devolverão os carnês que não conseguirem entregar, seja porque não encontraram ninguém em casa ou devido identificação incorreta ou incompleta do endereço de entrega, bem como dificuldades de acesso à alguns endereços.
Sugestão de pauta