A captura levou cerca de 4 dias
Na última sexta-feira (05), o Prefeito Jorge Luiz Koch, divulgou nas redes sociais alguns vídeos mostrando a captura de um cachorro. A ação ocorreu dentro da Secretaria de Assistência Social na parte da manhã. O fato aconteceu em Orleans, no Sul de Santa Catarina.
De acordo com o Prefeito, a captura do cão ocorreu devido às reclamações de que o animal conhecido como “pretinho”, assustava os moradores por ser bravo, bem como, havia mordido algumas pessoas. Desse modo, foi organizada uma “caçada” que comentou na Segunda-feira (01) e terminou na última sexta-feira (05).
Então, o cão foi cercado dentro da Secretaria pelo próprio prefeito e alguns homens, o animal foi capturado com o uso de duas redes e um cobertor. Conforme explicado pelo Prefeito. “Pegamos o cão, embrulhamos no cobertor e ele foi levado ao Hospital Veterinário”.
Logo após ser recolhido, o cachorro foi encaminhado ao Hospital Veterinário da universidade local. Tal qual, é a Universidade Barriga Verde (UNIBAVE). Segundo o Prefeito Jorge, “ele foi atendido e já está bem”.
Nota Oficial sobre o caso do cachorro
Posteriormente aos vídeos da captura terem viralizado na internet, a Administração Municipal emitiu uma nota oficial sobre a ação de captura e o estado de saúde do animal. Veja abaixo na íntegra:
“A Administração Pública de Orleans, vem por meio desta, informar sobre o estado de saúde do animal resgatado na manhã desta sexta-feira, 5, conforme laudo repassado pela Diretora do Hospital Veterinário UNIBAVE – (HVU), Doutora em Ciência Animal – Cirurgia Veterinária, Lívia Gonçalves da Silva Valente.
Sem mais para o momento, para mais esclarecimentos, Hospital Veterinário UNIBAVE.
Declaração de Atendimento Clínico
Declaro para os devidos fins, que a Prefeitura Municipal de Orleans no dia de hoje, encaminhou para o HVU, um canino resgatado no centro da cidade com histórico de agressividade e por estar ocasionando lesões por mordedura a pessoas da cidade. Foi solicitado atendimento clínico, realização de exames, castração e o que mais fosse necessário.
Na avaliação clínica foi verificado que o canino se encontra com o escore corporal normal, hidratado, sem presença de lesões, mucosas normocoradas, assim como demais parâmetros fisiológicos dentro da normalidade para a espécie. Como alterações clínicas foi verificado que o canino é criptorquida (ausência do testículo direito na bolsa escrotal) e que se encontra com infestação de ectoparasitas (pulgas e carrapatos).
No presente momento, o cão denominado Preto, encontra-se internado em nosso hospital e está recebendo todos os cuidados necessários para que posteriormente possa ser vacinado, castrado e encaminhado ao canil municipal da cidade, onde lá permanecerá a espera de uma adoção.”
ASSISTA AO VÍDEO
Sugestão de pauta