Batizada de ‘Arexvy’, a vacina combate o VSR (vírus sincicial respiratório) e ajuda a prevenir uma série de doenças relacionadas aos pulmões
Nesta quinta (4), a agência regulatória dos EUA, a Food and Drugs Administration (FDA), aprovou a primeira vacina do mundo contra o VSR. O vírus, que pode causar bronquiolite e outras doenças respiratórias, já matou cerca de 100 mil crianças mundialmente.
Batizada de Arexvy, a vacina ainda precisa receber o aval do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) norte-americano. Porém, a efetividade do imunizante é de 82,6%, garantido pela FDA.
LEIA TAMBÉM:
Em produção por cerca de 60 anos pela companhia farmacêutica britânica GlaxoSmithKline (GSK), a vacina gerou efeitos colaterais relativamente leves durante os testes. Os dados apontam para um pouco de dor no braço da injeção e de fadiga, mas os efeitos são variáveis de pessoa para pessoa e não apresentam nenhum risco para a saúde.
Como toda vacina existente, a Arexvy injeta um fragmento do vírus VSR no organismo. A atitude provoca reações do sistema imunológico, que estuda o invasor e aprende a combatê-lo.
O imunizante deverá estar liberado para o público norte-americano pelos próximos meses, começando pelos idosos de 60 anos para cima. Não há informações sobre a chegada ao Brasil ainda.
Sugestão de pauta