Como consequência, a jornada de trabalho foi reduzida, seguindo o novo padrão mundial para melhor qualidade de vida
Nesta semana, o governo dos Emirados Árabes Unidos, que engloba Abu Dhabi e Dubai, anunciou a extensão do final de semana para todo o país. Antes composto apenas por sextas e sábados, agora os árabes contam também com os domingos no calendário para descanso.
Naturalmente, a jornada de trabalho acabou reduzida para quatro dias e meio. Além disso, os muçulmanos possuem a tradição de rezas semanais todas as sextas, resultando na saída do trabalho pela tarde.
LEIA TAMBÉM:
A nova rotina se adequa aos novos padrões mundiais de trabalho, que visam aprimorar a qualidade de vida do ser humano. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) observa cada vez mais países aderindo à medida. O mais recente da lista foi o Chile, também reduzindo as jornadas para quatro dias.
Uma PEC sobre a redução da jornada de trabalho tramita pelo Congresso Nacional brasileiro há praticamente 20 anos. Ela visa reduzir a carga horária de 44 para 40 horas semanais, sem redução salarial e ainda com aumento no valor das horas extras: de 50% para 75%. Ainda não há qualquer previsão para a aprovação.
Sugestão de pauta