A Operação investiga fraudes em concurso público
O Ministério Público de Santa Catarina, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) de Blumenau, deflagrou nesta terça-feira, 25, busca e apreensão de documentos em quatro cidades catarinenses, três delas no Alto Vale do Itajaí.
Segundo informações, a operação é o desdobramento de uma investigação do Ministério Público sobre possíveis fraudes em um concurso público da Câmara de Vereadores de Laurentino.
Inicialmente, as provas aconteceram em dezembro de 2022, são alvo de uma investigação feita pela Promotoria de Justiça da Comarca de Rio do Oeste. Intitulada “Operação Vaga Certa”,a força-tarefa determinou o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Laurentino, Ibirama, Salete. Além de São Bento do Sul.
LEIA TAMBÉM:
Porém, segundo o Ministério Público, existe a suspeita de ligação entre dois candidatos e um agente público beneficiados durante o concurso. As investigados estão em sigilo.
Segundo o Ministério Público, as investigações sobre as possíveis irregularidades no concurso iniciaram há três meses.
“As informações angariadas no curso da apuração reforçaram as suspeitas, bem como elementos de autoria e materialidade, que pairavam, desde a fase inicial das investigações. Há fortes indícios que há ilegalidade também no próprio processo licitatório que resultou na escolha da empresa que organizou o certame “, afirma o MP em nota.
Sugestão de pauta